CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA DOS EGRESSOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13267

Keywords:

Formação Inicial, PIBID, Exercício do magistério

Abstract

O artigo em questão tem o intuito de verificar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é visto pelos egressos do programa, no que se refere as contribuições acerca da sua formação inicial e possíveis contribuições como futuro profissional docente. Além disso, averigua como as ações do PIBID contribuíram para a aprendizagem dos alunos e como auxilia a construção da identidade docente. Os dados foram coletados a partir de questionários eletrônicos e seguiu-se análises quantitativas e qualitativas dos dados. As análises mostram que os egressos que participaram no PIBID, acreditam que o programa tem uma grande relevância para a formação inicial dos acadêmicos, contribuindo para moldar o futuro professor, levando-os ao aprimoramento e criação de novos métodos de ensino, além de aguçar suas habilidades para as produções de materiais didático-científicos e valorização do magistério.

References

BARBOSA, J. C. G. B. Estratégias Didáticas: uma análise baseada no PIBIDBiologia-Centro Acadêmico de Vitória. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2018.

CARVALHO, A. D .F. O impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Piauí na Educação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI - Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 19. n. 31, jul./dez, 2014.

FARIAS, I. M. S.; ROCHA, C. C. T. PIBID: uma política de formação docente inovadora? Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 41-49, jan./jul. 2016.

FILGUEIRA, A. M. F.; MARTINO, V. F. Politicas Públicas para a formação de professores: uma experiência de ensino junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Revista do Instituto de Políticas de Marília, Marília, v. 2, n. 1, p. 63-77, jan./jun.2016. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n1.04.p63

GIMENES, C. I. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de Ciências Naturais: possibilidades para a práxis na formação inicial? 2016. 247 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

GOMES, T. C.; LEITE, I. A.; MORAES, A. M.; CARNEIRO, R. G.; TORRES, C. M.; ARAÚJO, L. M.; NASCIMENTO, R. P. S.; SOARES, D. L.; MARINHO, M. G. V. PIBID: aprimorando a formação de professores por meio de aprendizagens compartilhadas. In: Encontro de Iniciação à docência. 4, 2013, Sumé. Anais [...]. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

GOMES, C.; SOUZA, V. L. T.O PIBID e a mediação na configuração de sentidos sobre a docência. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 20, n. 1, jan./abr. 2016.

Published

2021-12-29

How to Cite

MELO SANTOS, Aldeane de; ARAÚJO SOARES, Maria Regiane. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA DOS EGRESSOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2019. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13267. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1894. Acesso em: 23 nov. 2024.