O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O CURRÍCULO: O QUE DIZEM OS GESTORES E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13274

Palavras-chave:

Formação Docente, PIBID, Qualidade de Ensino

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal criada em 2007, construído com o intuito de promover a valorização do magistério. Neste artigo relatamos o que dizem os gestores sobre a importância do PIBID para a formação inicial docente dos participantes do PIBID/Biologia em uma universidade pública, assim como, sua importância para a formação continuada dos professores no ensino de biologia nas escolas conveniadas. Analisamos os projetos pedagógicos das instituições envolvidas ao programa para averiguar como o PIBID impactou os processos formativos entre profissionais em formação e professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, roteiros de entrevistas e formulário de avaliação documental. As entrevistas ocorreram por meio do Google Forms® e os dados foram analisados por meio de análise do discurso, a partir do desenvolvimento de categorias analíticas com o auxílio do programa MAXQDA® e para a análise documental, empregou-se um roteiro previamente elaborado. Quanto à análise documental, percebeu-se que o projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas contempla o PIBID, quando faz referências às atividades complementares, enquanto o da escola campo, não menciona o PIBID. Conforme as falas dos entrevistados, o PIBID revelou-se como estratégia fundamental para a formação inicial e continuada de professores, pois melhora o desempenho dos discentes na sala de aula e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades para o exercício da docência, à medida que agrega novos conhecimentos aqueles profissionais que já exercem à docência. 

Referências

AMBROSETTI, N. B.; CALIL, A. M. G. C.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. O PIBID e a aproximação entre universidade e escola: implicações na formação profissional dos professores. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n. 2, p. 369-392, maio/ago.2015. DOI: http://dx.doi.org/10. 7867/1809-0354.2015v10n2p369-392.

ANJOS, T. R.; PEREIRA, L. R.; ORLANDINI, P.; OZELO, H. F. B. Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada. Polyphonía, v. 25, n. 1, jan/jun., 2014.

CANAN, S. R. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte v. 4, n. 6, p. 24-43, jan./jul., 2012.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-84, out./dez., 2006.

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo no Brasil. 2011. 320 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CECHINEL, A; FONTANA, S. A. P.; GIUSTINA, K. P. D.; PEREIRA, A. S; PRADO, S.S. Estudo/Análise documental: uma revisão teórica e metodológica. UNESC, Criciúma, v.5, n°1, jan./jun. 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

MELO SANTOS, A. de .; RODRIGUES DOS SANTOS, M. J. .; SANTOS OLIVEIRA, A. D. dos .; BARROS LUZ, F. .; ARAÚJO SOARES, M. R. . O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O CURRÍCULO: O QUE DIZEM OS GESTORES E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA?. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13274. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1901. Acesso em: 26 abr. 2024.