GESTÃO SOCIOEDUCATIVA NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO PEDAGÓGICA E O CAMPO JURÍDICO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5927

Palavras-chave:

Unidades de Acolhimento; Pedagogia social; Gestão Pedagógica; Contexto Jurídico

Resumo

O acolhimento institucional é uma medida protetiva para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Neste espaço a função do pedagogo se faz necessário a partir de uma demanda socioeducativa garantida pelo SINASE e se fortalece teoricamente na concepção da Pedagogia Social. O estudo que se apresenta tem por objetivo caracterizar o trabalho de Gestão pedagógica integrado ao campo jurídico a partir do contexto da Fundação Proteger que é uma unidade de acolhimento no interior do estado do Paraná, município de Guarapuava. O estudo se utilizou de dois procedimentos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação que buscou por meio da coleta de dados elementos para identificar o projeto de se a partir dos estudos teóricos que o trabalho pedagógico articula-se à realidade socioeducativa com sujeitos que se encontram na violação de seus direitos e os dados empíricos já publicados em capítulo de livro revelam que as intervenções dependem da colaboração em rede entre profissionais das mais diferentes áreas de formação.

Biografia do Autor

Vanessa Elizabeth Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro

Vanessa Elizabeth Raue Rodrigues4
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro

ORCID 000-0003-4943-921X ORCID https://orcid.org/000-0003-4943-921X
vanessarodrigues@unicentro.com

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha Ozechowski; MARCOS DA ROSA, Antonio; MARQUES, Simone da Silva; RAUE RODRIGUES, Vanessa Elizabeth. GESTÃO SOCIOEDUCATIVA NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO PEDAGÓGICA E O CAMPO JURÍDICO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5927. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5927. Acesso em: 22 dez. 2024.