O RECONHECIMENTO DA PEDAGOGIA JURÍDICA COMO CAMPO LEGITIMO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5505Palavras-chave:
Pedagogia, Pedagogos, Pedagogia Jurídica, Tribunais de Justiça, Produção TeóricaResumo
Nos últimos anos a complexificação da sociedade vem demandando à pedagogia novas frentes de trabalho. Entre as possibilidades de atuação em espaços não-escolares, a pedagogia jurídica tem ganhado notoriedade, porém, nem sempre tem sido reconhecida como uma atuação legítima. Assim, este artigo defende esse reconhecimento a partir da legislação que garantiu o ingresso da pedagogia nos tribunais de justiça brasileiros e pela produção teórica que os pedagogos que atuam nesses locais têm publicado, cuja a principal característica é a de ser fundada na prática diária dessa atuação, contribuindo para afirmar o lugar da pedagogia jurídica como uma das áreas legítimas de atuação do profissional da Pedagogia para o atendimento das novas e crescentes demandas da sociedade, a partir de uma nova perspectiva, contribuindo para análises mais interdisciplinares das situações judicializadas.
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