O (ENTRE) LUGAR DE GÊNERO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3646Palavras-chave:
Currículo, Ensino, Escola, Gênero, PráticasResumo
O estudo objetivou analisar a atuação do/a professor/a como agente de mediação e ressignificação para as questões de gênero em sala de aula sob o enfoque do entre-lugar de gênero nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental de uma escola pública em Belém/PA. Como fundamento teórico-metodológico, se faz presente: Bhabha (2013), Bourdieu e Passeron (1977), Freire (1994), Louro (2011), Passador (2015), Silva (2007) e Souza (2016). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, que foi realizada por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório. Verificou-se, nesse sentido, diversos episódios em que a ideologia conservadora se fez presente em sala de aula, tendo em vista o receio dos/as profissionais em trabalhar essa temática no ambiente escolar, seja pela ausência de capacitação e/ou aporte familiar.
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