AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO FREIRIANO NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4045

Palavras-chave:

Autonomia, Educação Infantil, Matemática

Resumo

O estudo objetivou de modo geral analisar como podemos despertar a autonomia freiriana dos/as educandos/as da Educação Infantil ao decorrer do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Como subsídios teóricos-metodológicos para fundamentar a pesquisa, se faz presente: Brousseau (1986), Freire (2004), Virgulino (2014). Utilizou-se a aplicação do questionário com perguntas fechadas e a análise documental, além disso, a prática se deu por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório. E verificou-se que a pesquisa apontou diversos episódios em que a prática de ensino tradicional ainda se faz presente em sala de aula. Então concluiu-se que, através dos resultados obtidos, entendemos como o processo de ensino-aprendizagem funciona e apresentamos possibilidades metodológicas de como o educador pode agir para que o conhecimento das ciências exatas desenvolva-se adequadamente com base no despertar da autonomia.

Biografia do Autor

Ádria Souto, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil pelo CBI of Miami, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/UEPA).

Bianca Melo, UEPA

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2022), pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES-UEPA) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS-UEPA). Exerceu o cargo de monitora bolsista em Planejamento e Avaliação Educacional (DEES/UEPA-2021/2022).

Luana Santos, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2022). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroeducação, Ensino-aprendizagem e Gestão. Possui fluência em Língua Inglesa e conhecimento em LIBRAS. E possui produções em temáticas sobre a Educação Infantil Pública, Gênero, Autonomia e Matemática. 

Referências

ARCE, A. O Jogo e o Desenvolvimento Infantil na Teoria da Atividade e no Pensamento Educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n.62, p. 9-25. São Paulo, 2004;

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília:MEC/SEB, 2018;

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010;

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la DidactiquedesMathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble, v. 7, n.2, p. 33-116, 1986;

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da adolescência. Rio de Janeiro:Vozes, 1996;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004;

MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa Qualitativa. Um instigante desafio. EditoraVeras. São Paulo, 1999;

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2. ed. Editora Papiros. Campinas, 1997;

VIRGULINO, Carina Silvana. O ensino da matemática na educação infantil. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil/119953. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

SOUTO, Ádria; MELO, BIANCA; SANTOS, Luana. AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO FREIRIANO NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–13, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4045. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4045. Acesso em: 22 dez. 2024.