AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO FREIRIANO NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4045Palavras-chave:
Autonomia, Educação Infantil, MatemáticaResumo
O estudo objetivou de modo geral analisar como podemos despertar a autonomia freiriana dos/as educandos/as da Educação Infantil ao decorrer do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Como subsídios teóricos-metodológicos para fundamentar a pesquisa, se faz presente: Brousseau (1986), Freire (2004), Virgulino (2014). Utilizou-se a aplicação do questionário com perguntas fechadas e a análise documental, além disso, a prática se deu por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório. E verificou-se que a pesquisa apontou diversos episódios em que a prática de ensino tradicional ainda se faz presente em sala de aula. Então concluiu-se que, através dos resultados obtidos, entendemos como o processo de ensino-aprendizagem funciona e apresentamos possibilidades metodológicas de como o educador pode agir para que o conhecimento das ciências exatas desenvolva-se adequadamente com base no despertar da autonomia.
Referências
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