O (ENTRE) LUGAR DE GÊNERO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3646

Palavras-chave:

Currículo, Ensino, Escola, Gênero, Práticas

Resumo

O estudo objetivou analisar a atuação do/a professor/a como agente de mediação e ressignificação para as questões de gênero em sala de aula sob o enfoque do entre-lugar de gênero nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental de uma escola pública em Belém/PA. Como fundamento teórico-metodológico, se faz presente: Bhabha (2013), Bourdieu e Passeron (1977), Freire (1994), Louro (2011), Passador (2015), Silva (2007) e Souza (2016). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, que foi realizada por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório. Verificou-se, nesse sentido, diversos episódios em que a ideologia conservadora se fez presente em sala de aula, tendo em vista o receio dos/as profissionais em trabalhar essa temática no ambiente escolar, seja pela ausência de capacitação e/ou aporte familiar.

Biografia do Autor

Bianca Melo, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2022), pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES-UEPA) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS-UEPA). Exerceu o cargo de monitora bolsista em Planejamento e Avaliação Educacional (DEES/UEPA-2021/2022).

Ádria Souto, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES). 

Luana Santos, UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia

Referências

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

MELO, B.; SOUTO, Ádria .; SANTOS, L. O (ENTRE) LUGAR DE GÊNERO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-13, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3646. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3646. Acesso em: 26 abr. 2024.