EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE: ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13256

Palavras-chave:

Epistemologia, Ensino e aprendizagem, Ensino remoto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas que possam ajudar a compreender como os docentes pelas vias remostas de ensino mediaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens de todo Brasil, durante a modalidade de ensino remoto emergencial, causada pela pandemia do novo COVID-19. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste artigo, que tem grande importância para o entendimento de concepções sobre a epistemologia da escola na atualidade. A pesquisa partiu de referenciais teóricos que esclareceram sobre o conceito de epistemologia, dentre eles: Michel (2015), Tardif (2014), Pimenta (2000), Carvalho (2007). Abordamos algumas reflexões sobre os saberes docentes na prática docente, dialogando com Tardif (2014), Giroux (1997). No que tange o ensino através das tecnologias de ensino, dialogamos com Carvalho, Sousa e Tavares (2021), Moran (2015), Souza (2020). Entendemos que o processo de ensino e aprendizagem mobilizado pelas instituições escolares por vias remotas acontece por meio de metodologias ativas e uso reflexivo e criativo das ferramentas digitais interativas. É possivel entender que com as demandas e os desafios que se apresentam nas escolas, haja a necessidade de se repensar a formação dos professores, tendo como ponto de partida a diversidade de saberes essenciais à sua prática. Buscando ressignificar a racionalidade técnica de um fazer instrumental, em uma perspectiva que valorize os saberes que foram construídos, com base numa postura reflexiva, investigativa e crítica. Refletindo sobre o contínuo processo de aprendizagem ao longo do tempo.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CARVALHO, A. D F. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 239f. Tese de Doutorado. Faculdade de educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2007.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

FRANÇA-CARVALHO, A. D.; SOUSA, J. da S. TAVARES, A. Maria B. do N. Infância e ensino remoto: mobilizando o patrimônio educativo imaterial em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.32.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez; 1994.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

SILVA SOUSA, J. da .; CANEJO SAMPAIO, N. C. . EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE: ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13256. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1899. Acesso em: 24 abr. 2024.