CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA DOS EGRESSOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13267Palavras-chave:
Formação Inicial, PIBID, Exercício do magistérioResumo
O artigo em questão tem o intuito de verificar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é visto pelos egressos do programa, no que se refere as contribuições acerca da sua formação inicial e possíveis contribuições como futuro profissional docente. Além disso, averigua como as ações do PIBID contribuíram para a aprendizagem dos alunos e como auxilia a construção da identidade docente. Os dados foram coletados a partir de questionários eletrônicos e seguiu-se análises quantitativas e qualitativas dos dados. As análises mostram que os egressos que participaram no PIBID, acreditam que o programa tem uma grande relevância para a formação inicial dos acadêmicos, contribuindo para moldar o futuro professor, levando-os ao aprimoramento e criação de novos métodos de ensino, além de aguçar suas habilidades para as produções de materiais didático-científicos e valorização do magistério.
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