CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA DOS EGRESSOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13267

Palavras-chave:

Formação Inicial, PIBID, Exercício do magistério

Resumo

O artigo em questão tem o intuito de verificar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é visto pelos egressos do programa, no que se refere as contribuições acerca da sua formação inicial e possíveis contribuições como futuro profissional docente. Além disso, averigua como as ações do PIBID contribuíram para a aprendizagem dos alunos e como auxilia a construção da identidade docente. Os dados foram coletados a partir de questionários eletrônicos e seguiu-se análises quantitativas e qualitativas dos dados. As análises mostram que os egressos que participaram no PIBID, acreditam que o programa tem uma grande relevância para a formação inicial dos acadêmicos, contribuindo para moldar o futuro professor, levando-os ao aprimoramento e criação de novos métodos de ensino, além de aguçar suas habilidades para as produções de materiais didático-científicos e valorização do magistério.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

MELO SANTOS, A. de .; ARAÚJO SOARES, M. R. . CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: NARRATIVA DOS EGRESSOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2019. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13267. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1894. Acesso em: 20 abr. 2024.