PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION

Autores

  • Álefe Gabriel Duarte Silva Universidade Federal do Piauí
  • Arianny Veloso Euzébi Universidade Federal do Piauí
  • Ernandes Soares Araújo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10757

Palavras-chave:

Psicologia Sócio-Histórica, Isolamento Social, Tecnologias, Educação a Distância

Resumo

O presente artigo tem o objetivo discutir, a luz da psicologia sócio-histórica a concepção de homem e a importância do meio social para a construção do conhecimento, levando em consideração o contexto social vivenciado no Brasil em meio a pandemia do novo coronavírus. O estudo é de natureza qualitativa, desenvolvido por meio pesquisa bibliográfica e documental. As discussões foram elencadas em dois eixos temáticos. O primeiro trata sobre a concepção de homem a partir da psicologia sócio-histórica e a importância do meio social para o seu desenvolvimento e segundo aborda sobre a educação a distância e as reflexões emergentes no âmbito educacional em tempos de isolamento social. As discussões encontram-se fundamentadas nos autores a seguir: Bock (1999, 2015), Aguiar (2000), Kenski (2003), Dohmem (1967), Peters (1973), Moran (2012) Hodges (2020), entre outros, que contribuem com importantes reflexões sobre ensino a distância em tempos de isolamento social. O estudo suscita reflexões sobre as transformações ocorridas neste período, realizando indagações acerca das concepções de mundo que poderão ser concebidas nas sociedades pós-pandemia.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

DUARTE SILVA, Álefe Gabriel; VELOSO EUZÉBI, Arianny; SOARES ARAÚJO, Ernandes. PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10757. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1842. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos