PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10757Palavras-chave:
Psicologia Sócio-Histórica, Isolamento Social, Tecnologias, Educação a DistânciaResumo
O presente artigo tem o objetivo discutir, a luz da psicologia sócio-histórica a concepção de homem e a importância do meio social para a construção do conhecimento, levando em consideração o contexto social vivenciado no Brasil em meio a pandemia do novo coronavírus. O estudo é de natureza qualitativa, desenvolvido por meio pesquisa bibliográfica e documental. As discussões foram elencadas em dois eixos temáticos. O primeiro trata sobre a concepção de homem a partir da psicologia sócio-histórica e a importância do meio social para o seu desenvolvimento e segundo aborda sobre a educação a distância e as reflexões emergentes no âmbito educacional em tempos de isolamento social. As discussões encontram-se fundamentadas nos autores a seguir: Bock (1999, 2015), Aguiar (2000), Kenski (2003), Dohmem (1967), Peters (1973), Moran (2012) Hodges (2020), entre outros, que contribuem com importantes reflexões sobre ensino a distância em tempos de isolamento social. O estudo suscita reflexões sobre as transformações ocorridas neste período, realizando indagações acerca das concepções de mundo que poderão ser concebidas nas sociedades pós-pandemia.
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