O espaço dos discursos antidemocráticos na mídia

características do processo jornalístico que contribuem para o populismo

Autores

  • Breno Lima Moreira Banco Central do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i2.5996

Palavras-chave:

Populismo, Jornalismo, Imprensa, Mídia, Desinformação

Resumo

Este artigo aborda a relação complexa entre populistas e imprensa. Embora os populistas frequentemente adotem discurso contrário à mídia tradicional, a cobertura realizada pelos meios de comunicação termina por contribuir, em algum nível, com o populismo. Argumentamos que isso ocorre de duas formas: quando parcela (geralmente pequena) da mídia apoia esses líderes e por meio do agendamento dos temas levantados pelos populistas na imprensa, que são pautados por uma rotina de produção de notícias que termina amplificando o alcance do discurso populista. Defendemos que a mídia deve rever esse posicionamento e deve adotar postura menos aberta aos discursos autoritários.

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Publicado

2024-07-28