Profissionalização entre combatividade e comedimento

a campanha de Jair Bolsonaro no Twitter nas eleições de 2022

Autores/as

  • André Sampaio Furlani Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Isabele Batista Mitozo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i2.6000

Palabras clave:

Eleições 2022, Campanhas online, Jair Bolsonaro, Twitter

Resumen

O uso político das plataformas online, sobretudo das redes sociais, tem se constituído como regra no Brasil ao longo das últimas décadas, de modo que essa prática tem sido regulada a cada resolução sobre as eleições. Além do período de campanha, Jair Bolsonaro, em exercício de seu mandato como presidente da República, usou o Twitter como canal oficial de comunicação. No contexto da importância dessa rede social para o referido ator político, candidato à reeleição em 2022, o artigo realiza uma análise de conteúdo da campanha realizada por meio dela, com o objetivo de identificar características dos 652 tweets postados pelo incumbente durante o período oficial de campanha, entre os dias 16/08/2022 e 30/10/2022. Os resultados apontam que, embora a campanha tenha adotado um tom combativo e criado uma imagem negativa do principal oponente, ela se utiliza dessas estratégias de forma profissional, dando mais sobriedade ao estilo de Bolsonaro e concentrando-se em apresentar dados sobre políticas públicas implementadas pelo governo.

Publicado

2024-07-28