Técnicas psicométricas nas pesquisas de opinião
mensuração de ideologia com tri por institutos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i2.5998Palabras clave:
Psicometria, Teoria de Resposta ao Item, Ideologia, Instituto de PesquisaResumen
O presente artigo pretende promover uma discussão sobre a forma de medir o conceito de ideologia a partir de resultados empíricos. O documento explora o uso da psicometria em institutos de pesquisa, focado em dados coletados em Belo Horizonte e Contagem. Argumentamos a favor da criação de dimensões latentes, utilizando um modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) multidimensional. Os resultados indicam que o modelo de duas dimensões teve um desempenho superior para explicar os efeitos da base em todas as coletas. A pesquisa revela que os grupos de indivíduos que exibem valores de emancipação social ligados ao progressismo, mas também tendem ao <em>punitivismo</em>, apresentam comportamentos distintos em cada coleta. O estudo também destaca que os valores associados à direita política são mais extremos em relação à média do que os valores associados à esquerda. Os resultados apontam que o ganho de mensuração da ideologia por uma proposta operacional permite que captemos melhor a variação de manifestações ao longo do tempo e em diferentes grupos sociais, como segmentos religiosos, o que permite que sejamos mais assertivos em estratégia de comunicação de marketing político e outros propósitos.