NORMA E USO DO TERRITÓRIO

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA A PARTIR DA PERIFERIA

Autores

  • Larissa Sousa Mendes Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v14i1.8897

Palavras-chave:

norma, periferia, segurança pública, território usado

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir a política de segurança pública a partir da dinâmica territorial da periferia, propondo uma leitura crítica que desloca o enfoque tradicional, centrado na repressão policial, para uma compreensão geográfica do território como espaço vivido, usado e normado. Fundamentado nas categorias de território usado e território normado, oriundas da teoria do espaço geográfico de Milton Santos, e em diálogo com a Epistemologia do Sul, o estudo adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-analítica, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de marcos normativos da segurança pública. Os resultados indicam que políticas de segurança formuladas de modo verticalizado e descoladas das dinâmicas territoriais tendem a reproduzir desigualdades e ineficiências, especialmente nos espaços periféricos. Conclui-se que uma política de segurança pública orientada a partir do Sul requer o reconhecimento das especificidades territoriais, das formas locais de normatização e das experiências de resistência, incorporando a participação social como elemento central para a construção de intervenções mais justas, eficazes e coerentes com a realidade dos territórios.

Biografia do Autor

Larissa Sousa Mendes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Geografia pela UFPI. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior de Advocacia do Piauí- ESA/PI. Graduada em Bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina- CEUT e em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Downloads

Publicado

02-02-2025

Como Citar

SOUSA MENDES, Larissa. NORMA E USO DO TERRITÓRIO: REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA A PARTIR DA PERIFERIA. Conexão Política, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 180–215, 2025. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v14i1.8897. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/8897. Acesso em: 25 maio. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.