EDUCAÇÃO INSULAR NO BRASIL: INVISIBILIDADE, LEGISLAÇÃO E DESAFIOS PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6899

Palabras clave:

Educación insular, Políticas educativas, Equidad, Legislación, Educación rural

Resumen

La educación insular constituye una realidad marginada en las políticas educativas brasileñas, caracterizada por desafíos específicos relacionados con el acceso, la permanencia y la equidad. Este artículo tiene como objetivo analizar críticamente la ausencia de normativas específicas dirigidas a la educación en comunidades insulares de Brasil, con énfasis en los silencios legales e institucionales que dificultan la consolidación de políticas educativas sensibles al territorio. La metodología se basa en el análisis documental y la revisión bibliográfica, centrándose en la Constitución Federal, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), las Directrices Curriculares Nacionales, la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y el Plan Nacional de Educación (PNE). Los resultados muestran que, a pesar de ciertos avances en la inclusión de grupos históricamente marginados—como quilombolas e indígenas—las comunidades insulares siguen al margen de los marcos legales y pedagógicos. Se defiende la urgencia de reconocer la educación insular como un campo específico de atención, con directrices propias y políticas públicas que respeten sus particularidades geográficas, culturales y sociales.

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Biografía del autor/a

Jackson Morais Barcelos, Secretaria de Educação do Estado do Paraná - UFPR

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

Vanessa da Veiga, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Vanessa da Veiga é licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional – Uninter. Possui especialização em Biologia, com ênfase no ensino contextualizado em territórios rurais. Atua como professora na rede estadual de educação do Paraná, desenvolvendo práticas pedagógicas nas áreas de Ciências da Natureza, Expressão Cultural e Artes. Com forte vínculo com a Educação do Campo, sua trajetória é marcada pelo compromisso com metodologias integradoras, pela valorização dos saberes tradicionais e pela promoção da arte como linguagem formativa em comunidades rurais e tradicionais. Seu trabalho articula ciência, cultura e território, promovendo uma educação crítica, sensível e transformadora.

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Publicado

2025-08-29

Cómo citar

BARCELOS, Jackson Morais; VEIGA, Vanessa da. EDUCAÇÃO INSULAR NO BRASIL: INVISIBILIDADE, LEGISLAÇÃO E DESAFIOS PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–18, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6899. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6899. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS