REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6786

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Curriculares, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tem por objeto a reformas curriculares no Brasil e a formação de professores para atual na etapa da Educação Infantil. Responde pelo objetivo de analisar as conquistas legais e teóricas para a formação de professores da Educação Infantil no contexto do reformismo curricular em curso no Brasil desde a década de 1990. Busca responde ao problema dos desafios da estruturação das políticas de formação de professores no Brasil no contexto da implementação da agenda político-enconômica neoliberal. Metodologicamente a pesquisa se estrutura como um exercício analítico-crítico, com aporte da análise documental. A pesquisa indica para conquistas legais, no contexto do processo de redemocratização brasileira, para a etapa da Educação Infantil e para a formação dos professores para atuar nesta etapa, mas profundamente disciplinada pelos interesses do agenciamento político-econômico neoliberal do estado brasileiro.

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Biografia do Autor

Aline Pires Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Coordenadora da Rede Municipal de Educação de Três Lagoas - MS, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campos de Três Lagoas. Bolsista de iniciação a docência (PIBID, 2009-2010). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância-Teoria Histórico Cultura - GEPLEI-THC/UFMS/CNPq.

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2021). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Coordenação do Curso de Pedagogia da UFMS/CPTL (2018-2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS - 2022-2024). Líder do GForP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino Aprendizagem - LEA (UFMS/CPTL); Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Política de Gestão Educacional, Politica de Currículo e Politica de Formação de Professores.

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em DIREITO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela UniBF. Graduada em Administração pela UniBF. Especialista em Grandes Transformações Processuais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) . Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC São José do Rio Preto e Universidade Estadual Paulista. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Mestranda em Educação pela UFMS. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Trabalho digno e desenvolvimento tecnológico", "Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores", da UFMS e "Grupo de Pesquisa Multidisciplinaridade e Efetividade dos Direitos Humanos (MEDH) da FIRB". Parecerista da Revista Defensoria Pública da União e Universidade Federal de Goias. Docente e Coordenadora na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes - Andradina. Docente do Curso de Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Rui Barbosa. Advogada militante na comarca de Mirandópolis/SP nas áreas cível e penal.

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

COSTA, Aline Pires; GIARETA, Paulo Fioravante; SHIMADA, Maria Fernanda Paci Hirata. REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–23, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6786. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6786. Acesso em: 6 dez. 2025.

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Seção

ARTIGOS