REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6786Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas Curriculares, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho tem por objeto a reformas curriculares no Brasil e a formação de professores para atual na etapa da Educação Infantil. Responde pelo objetivo de analisar as conquistas legais e teóricas para a formação de professores da Educação Infantil no contexto do reformismo curricular em curso no Brasil desde a década de 1990. Busca responde ao problema dos desafios da estruturação das políticas de formação de professores no Brasil no contexto da implementação da agenda político-enconômica neoliberal. Metodologicamente a pesquisa se estrutura como um exercício analítico-crítico, com aporte da análise documental. A pesquisa indica para conquistas legais, no contexto do processo de redemocratização brasileira, para a etapa da Educação Infantil e para a formação dos professores para atuar nesta etapa, mas profundamente disciplinada pelos interesses do agenciamento político-econômico neoliberal do estado brasileiro.
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