METÁFORA SYS.TERNA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE EXTENSÃO BASEADA NA DESCONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4659Palavras-chave:
Extensão, Coletivos, Metáfora, MetodologiaResumo
Esta pesquisa busca contribuir com as discussões sobre a relação entre as metodologias de pesquisa e de extensão na perspectiva da formação de coletivos. A ideia é a de propor reflexões teóricas a partir de uma análise bibliográfica. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma análise qualitativa sobre a política de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES e elaborada a crítica a partir do conceito de dialogismo de Paulo Freire (2015). Os resultados sugerem que a dimensão emancipatória das pesquisas participantes é muito próxima dos princípios de extensão do Ifes, apontando para a leitura de que existem metodologias que atuam nos limites entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Como conclusão, o estudo propõe uma metáfora a partir da análise dessa relação, considerando o movimento de pensamento da desconstrução, proposto pelo filósofo Jacques Derrida (1973).
Referências
AZEVEDO, José. A. Fundamentos filosóficos da pedagogia de Paulo Freire. Akrópolis Umuarama, v. 18, n. 1, p. 37-47, jan./mar. 2010. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/view/3115. Acesso em: 12. jan. 2023.
BERNARDO, Fernanda. “Metáfora” ou a língua em-viagem, pensar a metáfora no rastro de Derrida. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas -SP, Edição Especial, p. 137-170, 2007.
BORGES, André. Pedagogia da Aporia: Filosofia e educação na obra de Jacques Derrida. Aprender: Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, v. , n. 6, p. 79-95, jan. 2007. Anual. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3195/2673. Acesso em: 11 jul. 2022.
BRANDAO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (ed.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. 2. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2012.
BRASIL. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2014/2 – 2019/1. Apresentado ao Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Vitória: 2014. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/images/stories/files/documentos_institucionais/pdi_2-08-16.pdf Acesso em: 14 jun. 2022.
CARVALHO, Maurício Brito de; SOUZA, Ana Cláudia de. As metáforas e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Fragmentos, Florianópolis, v. 24, p. 29-44, 01 jan. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/7657. Acesso em: 06 dez. 20.
CONTINENTINO, Ana Maria Amado. A Alteridade no pensamento de Jacques Derrida: Escritura , Meio luto, Aporia. 2006. 216 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Filosofia, Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Teses/AnaMaria.pdf. Acesso em: 04 nov. 2021.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. de Miriam Schnaiderman e Renato Ianini Ribeiro. São Paulo SP: Perspectiva Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.
FAUSTINI, Fabrício. Prefeitura de Vitória. Vitória Online. 26 de junho de 2014. “Fábrica de Ideias começa a funcionar com 500 vagas em oficinas e cursos”. Disponível em:http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/fabrica-de-ideias-comeca-a-funcionar-com-500-vagas-em-oficinas-e-cursos-14881. Acesso em: 28. Dez.2018.
HEUSER, Ester Maria Dreher. No rastro da Filosofia da diferença. In: SKLIAR, C. (org.). Derrida & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008. 136p.
IFES. Portaria nº 2819 de 28 de dezembro de 2018. Comissão para elaborar o projeto de estruturação do Programa de Extensão em Rede Fábrica.Lab. Vitória: 2018. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/58C4377EA984EC6F04DC9491A3417A5A?inline. Acesso em: 22 mai. 2020
JORGE, J Simões. A ideologia de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1979. 87 p.
KANT, Immanuel. O Conflito das Faculdades. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. Tradução de Artur Morão. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/kant_immanuel_conflito_das_faculdades.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
KEMMIS, Stephen. Critical reflexion. In: WIDEEN, M. F. ANDREWS, I. Staff development for school improvement. The Falmer Press, 1987. p. 71-90.
LEONIDIO, Luciano Flávio. História do fórum de pró-reitores de extensão das instituições públicas de educação superior brasileiras–forproex (1987-2012). Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017.
MALACARNE, Robson.; BRUNSTEIN, J. . Língua em viagem na tradução do desenvolvimento sustentável para empresários do Brasil e de Portugal: o caso do WBCSD. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 715–745, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655411. Acesso em: 15 jul. 2022.
MENESES, Ramiro Délio Borges de. A DESCONSTRUÇÃO EM JACQUES DERRIDA: o que é e o que não é pela estratégia. Universitas Philosophica, Bogotá, v. 30, p. 177-204, jan. 2013. Semestral. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/unph/v30n60/v30n60a09.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022
PAIM, Claudia. Táticas de Artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços autogestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2012.
SECULT. 2019. Apresentação dos projetos do Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Planejamento Estratégico 2019-2022. Disponível em https://planejamento.es.gov.br/Media/sep/Planejamento Estratégico/Planejamento Estratégico 2019-2022/PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNO ES 2019-2022.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022
SECULT. 2019 b. Apresentação do Secretário de Estado da Cultura no evento de lançamento do Programa ES+Criativo realizado em 14 de novembro de 2019.
THIOLLENT, Michel. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (org.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida-Sp: Ideias & Letras, 2006. Cap. 5. p. 151-66.
THIOLLENT, Michel Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.