EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE JACOBINA-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4562

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Inclusão, Educação Especial

Resumo

O presente estudo teve como propósito traçar o perfil do trabalho realizado no Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão educacional de estudantes com necessidades especiais. Foi utilizado para coleta de dados um questionário objetivo com os participantes, 3 psicopedagogos, 3 coordenadoras da educação especial/inclusiva, 3 coordenadores pedagógicos e 3 docentes que tenham sido atendidos e acompanhados pelo serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Os resultados do estudo revelaram que os psicopedagogos que atuam na rede pública municipal são profissionais que enfrentam necessidades em relação ao aprimoramento profissional, necessitando de maior apoio da gestão, regulamentação da profissão, entre outras questões.

Biografia do Autor

Deralúcia Oliveira Nascimento Queiroz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

QUEIROZ, Deralúcia Oliveira Nascimento; OLIVEIRA NOBERTO DA SILVA, Osni. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE JACOBINA-BAHIA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4562. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4562. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS