A mediação curricular praticada por coordenadoras pedagógicas em um projeto de correção de fluxo: tempos de aprender a ser mais

Autores

  • Maria da Conceição Carvalho Brandt Luz Universidade ederal de Juiz de Fora - UFJF
  • Mariana Cassab Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2936

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Currículo, História de Vida, Projeto Correção de Fluxo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pôr em destaque o processo de mediação curricular realizado por coordenadoras pedagógicas no contexto de um projeto de correção de fluxo. Nossa intenção é inquerir como três coordenadoras pedagógicas atuam de forma a orientar as educadoras partícipes do projeto diante do desafio de produzir currículos que se diferenciem dos arranjos praticados no ensino dito regular. Para tal, consubstancia teórica e metodologicamente a pesquisa autores do campo das teorias críticas - como Gimeno Sacristán, Miguel Arroyo, Paulo Freire e Ivor Goodson – e a produção de entrevistas de história de vida. A partir do entendimento que a produção curricular se dá em meio a relações complexas estabelecidas entre estruturas curriculares, educacionais, societária e a agência das coordenadoras, o estudo assinala os entrelaçamentos de suas trajetórias pessoais, de formação e atuação profissional aos esforços que empreendem em afirmar a dimensão pedagógica propriamente dita de seu trabalho, em um cenário de sobreposição de tarefas, esvaziamento de espaços e tempos coletivos de ação e enfretamento de perspectivas aulistas acerca do ato educativo.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

LUZ, M. da C. C. B.; CASSAB, M. A mediação curricular praticada por coordenadoras pedagógicas em um projeto de correção de fluxo: tempos de aprender a ser mais. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 01-20, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2936. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2936. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS