Educação Alimentar: promoção da saúde através da didatização nutricional associada à atividade física para diabéticos, hipertensos e obesos
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.10149Palavras-chave:
Doenças Crônicas, Síndrome Metabólica, Transposição Didática, Nutricional, Atividade FísicaResumo
As doenças crônicas não transmissíveis como diabetis mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade estão associadas, por exemplo, a falta de atividade física regular e a ingestão de alimentos inadequados, caracterizando-se, portanto, como uma síndrome metabólica. Diante deste contexto estruturou-se como objetivo desse estudo intervir através da transposição didática nutricional associada a introdução de atividade física para a promoção da saúde dos portadores de tais comorbidades no município de Coelho Neto (MA), atendidos pela equipe oito e auxiliados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Como metodologia para o desenvolvimento desse projeto de intervenção utilizou-se rodas de conversas, consultas médicas e uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário com indagações fechadas sobre a interface da didatização nutricional e atividade física regular sobre a qualidade de vida dos pacientes assistidos. O resultado da intervenção observou uma relação direta dos pacientes mobilizados pelo projeto em sua qualidade de vida. O estudo concluiu que a perda de peso e a adoção de hábitos mais saudáveis foram as variáveis mais frequentes apontadas pelos pacientes, portanto, mais associadas a confecção desse cenário. Isso denotou uma perspectiva favorável para a diminuição de internações, frequência em urgências e emergências, dentre outras conseqüências associadas à carência de promoção da saúde em portadores das doenças crônicas evidenciadas nesta pesquisa.
Downloads
Referências
ALMEIDA M. A. B., GUTIERREZ, G. L., MARQUES R. Qualidade de vida: definições e conceitos. In: Almeida MAB, Gutierrez GL, Marques R, organizadores. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo; 2012.
ARAUJO FILHO, A. C. A. et al. Perfil epidemiológico do Diabetes Mellitus em um estado do nordeste brasileiro. Rev. pesqui. cuid. fundam. 2017.
AGRANIONIH, N. T. A Teoria da Transposição Didática e o Processo e Didatização dos Conteúdos Matemáticos. Educere – Revista da Educação Unipar. v. 1, n. 1 (2001)
BRASIL, VIGITEL. Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão. 2016.CRUZ, Rielly Maria et al. Assistência integral a diabéticos na atenção básica: análise do 1° ciclo do PMAQ no município de João Pessoa-PB. Archives of Health Investigation, v. 6, n. 10, 2017.
BRASIL, Ministério da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro/ Ministério da Saúde – Brasília – organização Pan-americana de Saúde. 2005.
BARBIER,J.Savoirsthéoriquesetsavoirsd’action.Paris:PressesUniversitairesdeFrance, 1996.
BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Revista Educação & Sociedade, XXII n. 74, 59-76. Abril / 2009.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: Acesso em 15 fev. 2017.
COSTA, A. S. & MARQUEZI, M. L. Implicações do jejum e restrição de carboidratos sobre a oxidação de substratos. Revista Mackenzie de educação Física e Esporte, v. 7, n. 1, 2008.
CRUZ, R. M. et al. Assistência integral a diabéticos na atenção básica: análise do 1° ciclo do PMAQ no município de João Pessoa-PB. Archives of Health Investigation, v. 6, n. 10, 2017.
CARLSEN, W. (1991). Effects of New Biology Teachers’ Subject-Matter Knowledge on Curricular Planning. Science Education, 75(6), 631-647.
DEVELAY,M.Peut-onformerdesenseignants?Paris:E.S.F. 1994.
DOMINGUINI, Lucas. A transposição didática como intermediadora do conhecimento científico e do conhecimento escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 7, n. 2, nov. 2008.
FILHA, C. et al. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde em Debate, v. 38, p. 265-278, 2014.
FILHO, D. R. et al. Tratado de Nutrologia. 2018: Editora Manole Ltda, 2018.
GAUTHIER, C. (Ed.), DESBIENS, J.-F., MALO,A., MARTINEAU, S.&SIMARD, D.(1997). Pour unethéoriedelapédagogie.Recherchescontemporainessurlesavoirdesenseignants.Paris-Bruxelles:DeBoeckUniversité,Perspectivesenéducation.
GOMES, R. MENDES, A. N. N. B. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DIDATIZAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS. letras Macapá, v. 7, n. 1, 1º semestre, 2017.
MÈDART, J. Nutrição guia prático de medicina. Lisboa: João Costa, 2005.
MENON, D.SANTOS, J. S. dos. Consumo de Proteína por Praticantes de Musculação que Objetivam Hipertrofia Muscular. Rev Bras Med Esporte – Vol. 18, No 1 – Jan/Fev, 2012
MONTI, E. M. G.. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Polifonias Políticas, Identitárias e Pedagógicas: Villa-Lobos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro na Era Vargas. 2015, 262 p. Tese (Doutorado em Educação). UERJ, Rio de Janeiro, 2015.
MOTTA, M. D. C.et al. Educação em saúde junto a idosos com hipertensão e diabetes: estudo descritivo. Revista Uningá Review, v. 18, n. 2, 2018.
PEREZ, E. A.. Uso do Hiperdia na Atenção Básica. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2019.
PETERMANN, X. B. et al. Epidemiologia e cuidado à Diabetes Mellitus praticado na Atenção Primária à Saúde: uma revisão narrativa. Saúde (Santa Maria), v. 41, n. 1, p. 49-56, 2015.
SANTOS, G. M. dos; SOUSA, P. V. de L.; BARROS, N. V. dos A. Perfil epidemiológico dos idosos diabéticos cadastrados no programa hiperdia no estado do Piauí, Brasil. Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde), v. 16, n. 56, p. 48-53, 2018.
SILVA, E. C. et al. Prevalência de hipertensão arterial sistêmica e fatores associados em homens e mulheres residentes em municípios da Amazônia Legal. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 19, p. 38-51, 2016.
Sociedade Brasileira de Diabetes, Brasil. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018). São Paulo; 2017.
SZWARCWALD, C. L. et al. Recomendações e práticas dos comportamentos saudáveis entre indivíduos com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2013. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 132-145, 2015.
WHELTON, P. K.; CAREY, R. M. The 2017 clinicalpracticeguideline for high bloodpressure. Jama, v. 318, n. 21, p. 2073-2074, 2017.