Experiências do PIBID/UERN: relatos pedagógicos com alunos do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11421

Palavras-chave:

Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, Formação inicial de professores, PIBID interdisciplinar, Relatos pedagógicos

Resumo

O presente trabalho relata experiências a partir de práticas pedagógicas de alunos bolsistas do PIBID, da modalidade interdisciplinar. As atividades, estruturadas na formação inicial de professores, foram desenvolvidas no âmbito do Ensino Fundamental I, na escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, na cidade de Mossoró/RN. O objeto de estudo em análise reside na interação dos bolsistas com as crianças a partir das atividades desenvolvidas na instituição escolar, sob a égide do PIBID, no ano de 2017. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a narrativa, o artigo tem como objetivo compartilhar relatos de discentes em suas experiências de desenvolvimento de atividades de um programa de suma importância para a graduação, o PIBID, demonstrando o mérito da atuação ‘in loco’ que graduandos vivenciaram no decorrer das práticas pedagógicas, que envolveram um mútuo processo de ensino-aprendizagem entre bolsistas e crianças.

Referências

GONZÁLEZ REY, F. L. Epistemología cualitativa y subjetividad. 1. ed. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.

PHILIPPI JUNIOR, A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. Interdisciplinaridade em ciências ambientais. 1. ed. São Paulo: Signus, 2000.

MARINHO, A. M. S. A educação ambiental e o desafio da interdisciplinaridade. 2004. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

PARRAT-DAYAN, S. Como enfrentar a indisciplina na escola. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PAULILO, M. A. S. A Pesquisa Qualitativa e a História de Vida. Serviço Social em Revista,Londrina, v. 2, n. 1, p.135-145, 1999.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SEGURA, D. S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

JALES DOS SANTOS, João Paulo; ALVES DA CUNHA, Lidiane. Experiências do PIBID/UERN: relatos pedagógicos com alunos do Ensino Fundamental I. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 152–171, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i3.11421. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2400. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS