Cultura e educação: relações entre multiculturalidade e hegemonia cultural/musical
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.2389Palavras-chave:
Cultura, Educação, Educação musical, Multiculturalidade, Hegemonia culturalResumo
O presente artigo é uma revisão de literatura que busca refletir sobre educação musical e suas relações com manifestações e propagação da cultura. Há muitas formas de ensinar e de aprender que juntas formam os pilares que sustentaram o desenvolvimento humano. Contudo, faz-se hoje presente uma supervalorização de modos de pensar e de agir oriundo de uma elite cultural fortemente influenciada pela hegemonia cultural europeia levada aos demais continentes pelos colonizadores. A supervalorização da cultura europeia está presente também no ensino de música, que muitas vezes está centrado no repertório e nas propostas pedagógicas oriundas da Europa. O desenvolvimento de pessoas dentro de uma cultura hegemônica pode gerar alienação e preconceitos, inclusive quanto às expressões musicais. Desta forma, concluímos que uma educação musical que inclua outras manifestações artísticas podem contribuir para o conhecimento de outras culturas e para a diminuição de preconceitos acerca das músicas de outros povos.Referências
ALLSUP, Randall. Perspectivas Filosóficas da Educação Musical 1. Vórtex, v. 6, n. 1, p. 1–27, 2018.
ALMEIDA, Berenice De; PUCCI, Magda Dourado. Outras terras, outros sons. 3. ed. São Paulo: Callis, 2015.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora brasiliense, 1981.
CARREIRA, Gria Da. Como se comportar na entrevista de emprego. Disponível em: , Acesso em: 04 fev. 2021.
CROCHIK, José Leon. Educação e inclusão, subjetividade, preconceito e direitos humanos: qual sua relação? In: SILVA, Aida Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da (Org.). Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cor, 2015. p. 23–53.
FIGUEIREDO, Edson Antônio de Freitas. Controle e promoção de autonomia: um estudo com professores de instrumento musical. 2015. 185 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
FONTERRADA, Marisa Trench De Oliveira. De tramas e fios. 2a ed. São Paulo: UNESP, 2008.
FRIPP, Robert. Foreword. In: GREEN, Lucy (Org.). How popular musicians learns: a way ahead for music education. Hampshire: Ashgate, 2002. p. 238.
GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Hampshire: Ashgate, 2002.
GREEN, Lucy. Pesquisa em sociologia da educação musical. Revista da Abem, v. 4, n. 4, p. 25–35, 1997.
JACOBO, Zardel. Direitos humanos e inclusão: uma reflexão crítica a partir da subjetividade e de propostas alternativas. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da (Org.). Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 54–88.
LAHIRE, Bernad. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: O Lado Mais Escuro Da Modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 01, 2017.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90–103, 2014.
PINTO, Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2013.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 132–159, 2017.
RIBEIRO, Márden de Pádua. Pós-modernidade na educação. O que é isso? Iniciando as discussões. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2018, p. 386–411, 2018.
SIQUEIRA, Larissa. Dicas para uma entrevista online de emprego. 2020. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2021.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernad; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, n. 33, p. 7–47, 2001.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.