Cultura e educação: relações entre multiculturalidade e hegemonia cultural/musical

Autores

  • Camila Betina Röpke Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.2389

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Educação musical, Multiculturalidade, Hegemonia cultural

Resumo

O presente artigo é uma revisão de literatura que busca refletir sobre educação musical e suas relações com manifestações e propagação da cultura. Há muitas formas de ensinar e de aprender que juntas formam os pilares que sustentaram o desenvolvimento humano. Contudo, faz-se hoje presente uma supervalorização de modos de pensar e de agir oriundo de uma elite cultural fortemente influenciada pela hegemonia cultural europeia levada aos demais continentes pelos colonizadores. A supervalorização da cultura europeia está presente também no ensino de música, que muitas vezes está centrado no repertório e nas propostas pedagógicas oriundas da Europa. O desenvolvimento de pessoas dentro de uma cultura hegemônica pode gerar alienação e preconceitos, inclusive quanto às expressões musicais. Desta forma, concluímos que uma educação musical que inclua outras manifestações artísticas podem contribuir para o conhecimento de outras culturas e para a diminuição de preconceitos acerca das músicas de outros povos. 

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Publicado

2022-04-03

Como Citar

BETINA RÖPKE, Camila. Cultura e educação: relações entre multiculturalidade e hegemonia cultural/musical. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 170–185, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i1.2389. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2389. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS