Música e banda: tessitura da inserção social no Piauí (1905-1948)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12287Palavras-chave:
História da Educação Musical, Bandas de música, PiauíResumo
Este artigo tem as bandas de música como foco de análise histórica a partir da tessitura de sua inserção social no Piauí, entre anos 1905 e 1948. Bibliograficamente, alinha-se com Queiroz (1998), Filho (2009), Monti (2015) e Elias (1993). As fontes hemerográficas e os demais dados foram tratados e organizados a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História (BURKE, 1991). Nessa perspectiva, foi possível perceber que o fenômeno musical no Piauí está conectado à concepção de civilizar, relacionando-se com a educação. Também se percebe que as bandas de música estavam em vários espaços de sociabilidade: encontros políticos, inaugurações, eventos da municipalidade, sociedades artísticas, mecânicas e liberais, clubes sociais, festas patrióticas e religiosas e instituições educativas, sendo consideradas um dos elementos significativos de avanços do processo civilizatório de outrora.
Referências
MONTI, E. M. G.. Canto Orfeônico: a linguagem musical em vozes políticas e educativas. Revista Teias (UERJ. Online), v. 12, p. 179-195, 2011.
NÓVOA, Antônio. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (século XIXXX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
O DIA do soldado em Floriano. Gazeta, Teresina, ano 23, n. 1439, p. 3, 17 nov. 1943.
QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita de. A importância da borracha de maniçoba na economia do Piauí: 1900-1920. 2 ed. Teresina: FUNDAPI, 2006.
ROCHA SOUSA, Antonio Carlos. Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí: história, acervo e memória, de 1875 a 2013. Teresina: [s. n.], 2014.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SILVA, Juniel Pereira da. Casa de sons - Escola de Música de Teresina (1981 – 1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.
SILVA, Laila Pedrosa da. “Somos parte integrante da nação”: o Piauí nas exposições do início do século XX e os debates sobre modernização e integração da região. 2019. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro 2019.
SILVA, Lélio Eduardo Alves da. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical dos seus integrantes e na observação da atuação dos “Mestres da banda”. 2010. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
UNIÃO. O Apostolo, Teresina, ano 1, n. 12, p. 3-4, 14 ago. 1907.