O cotidiano da secretaria de educação como espaço de formação para os coordenadores pedagógicos

Autores

  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.11985

Palavras-chave:

Espaço Formativo, Coordenação Pedagógica, Secretaria de Educação

Resumo

Este presente ensaio tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de formação aos coordenadores pedagógicos de dentro das Secretarias de Educação. Faz-se necessário sinalizar que esta construção se deu a partir de uma experiência, nesta função, na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT), de Angra dos Reis/RJ, entre os anos 2012 e 2013. Por meio de uma escrita narrativa (ALVES; OLIVEIRA, 2001, OLIVEIRA, 2010, GARCIA; OLIVEIRA, 2015 e OLIVEIRA; SÜSSEKIND, 2016), em articulação com referenciais bibliográficos sobre a temática da coordenação pedagógica (ALMEIDA; PLACCO, 2010 e PLACCO; ALMEIDA, 2012), o texto tenciona as seguintes abordagens:  atendimentos individuais, diálogos e embates, programas e projetos, relações interpessoais e sociais, reuniões de gerência, seleção de materiais, seminários, trabalho burocrático e visitas pedagógicas – evidenciando, no desfecho, que todos estes espaços formativos constituem a formação do coordenador pedagógico.

Referências

ABREU, Valéria Fernandes de. Gestão Democrática em Escolas de Tempo Integral: um olhar sobre as ações de gestores escolares. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO): Rio de Janeiro, 2017.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

ALVES, Nilda. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano 12, n. 23, p. 341-368, 2º sem. 2010.

COTRIM, Gilberto. Educação para uma escola democrática: história e filosofia da educação - 2ª ed.- São Paulo: Saraiva, 1988.

CUNHA, Renata Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Sobre importâncias: a coordenação e a co-formação na escola. In.: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (p. 37-49).

FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia. (Orgs.). Espaços produtores de aprendizagem nos distintos espaços sociais. Coleção Práticas e Teorias da Pedagogia Social, v. 5. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48ª reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (Orgs.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

GUARÁ, Isa Maria Ferreira de Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC, São Paulo, n. 2, p. 15-24, 2006.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 33 ed. Porto Alegre/RS: Mediação, 2014.

JARES, Xesús Rodríguez. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis/RJ: DP et al. Rio de Janeiro/RJ: FAPERJ, 2010.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SÜSSEKIND, Maria Luiza. (Orgs.). Formação docente e justiça cognitiva: pesquisa, práticas e possibilidades. Rio de Janeiro: DP et al, 2016.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A sala de aula como lócus de relações interpessoais e pedagógicas. In.: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (p. 61-73).

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo: intervenção ou prevenção? In.: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (p. 25-36).

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem Sanches. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SILVA, Moacyr da. O trabalho articulador do coordenador pedagógico: a integração curricular. In.: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (p. 51-59).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

SIRINO, Marcio Bernardino. O cotidiano da secretaria de educação como espaço de formação para os coordenadores pedagógicos. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 128–142, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.11985. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2376. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS