Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O trabalho submetido segue sem nenhum tipo de identificação do autor.
  • Todos os dados do autor, sua titulação, sua instituição, link do Lattes, link do ORCID, endereço postal (endereço para correspondência) e resumo de biografia consta atualizado no formulário de perfil cadastral no sistema da revista.
  • O artigo tem no máximo três autores. Pelo menos um dos autores tem títulos de pós-graduação stricto sensu e e os demais são no mínimo graduados de preferência mestrandos. Os pesquisadore graduados (não mestrandos) contam somente como co-autores. O artigo resultante de dissertação de Mestrado ou de tese de Doutorado tem no máximo dois autores (se for o caso).

Diretrizes para Autores

1) Digitados no Editor Word seguindo a formatação do template (Download)

2) Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas.

3)  O Resumo (entre 100 e 250 palavras),  deve ser apresentado em 3 línguas (português, Inglês e espanhol). O resumo deverá ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverá conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico. c) palavras-chave (máximo cinco, em ordem alfabética, iniciadas com letra maiúscula,separadas e finalizadas por ponto);

4) Abstract: versão do resumo, em inglês e key-words: versão das palavras-chave, em inglês, (manter a ordem alfabética da versão em língua portuguesa);

5) resumen: versão do resumo em espanhol; palabras clave;

OBS.: Artigos redigidos em língua estrangeira devem inserir também a versão em português do título, do resumo e das palavras-chave.

6) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas. Conforme orientações do template

7) As notas explicativas (não usar notas de rodapé), com numeração sequencial em algarismos arábicos.

5) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.

6) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte (crédito de autoria da imagem). Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e, sempre que possível, no formato original do programa de elaboração (por exemplo:  EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

7) Todos os autores devem associar o número de registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), em seu perfil de cadastro na revista, para efetivar a submissão.

8) Cada submissão de artigo poderá ter, no máximo, três autores. Exige-se que, pelo menos, um dos autores tenha títulos de pós-graduação stricto sensu e que os demais sejam no mínimo graduados de preferência mestrandos. Os pesquisadore graduados (não mestrandos) devem constar somente como co-autores. O artigo, resultante de dissertação de Mestrado e de tese de Doutorado, poderá ter, no máximo, dois autores.

9) Os textos que não estiverem de acordo com as normas de submissão e configurações de texto da revista serão automaticamente recusados.

10) O artigo e a resenha submetidos à Revista Temas em Educação serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial, que analisa sua adequação às “Diretrizes aos Autores” e à Política Editorial da Revista (incluindo a originalidade e o ineditismo do artigo) e decide por seu envio aos(às) pareceristas para avaliação do tipo cega ou sua devolução. Todas as fases do processo de submissão e de avaliação do artigo e da resenha podem ser acompanhadas pela Comissão Editorial, que decide pelos possíveis casos divergentes em relação às Normas da Revista.

11) A previsão de publicação do artigo e resenha dependerá do fluxo de submissão, avaliação e edição. Considera-se ainda o tempo empreendido nos processos que envolvem a devolutiva dos artigos pelos(as) autores(as) e pareceristas.

12) Com o propósito de assegurar a integridade da avaliação por pares, os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor.  Todos os dados do autor, sua titulação, sua instituição, link do Lattes, link do ORCID, endereço postal e resumo de biografia deverão constar obrigatoriamente apenas na ficha de perfil cadastral no sistema da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.