NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5055

Mots-clés :

Formação de Professores, Inclusão Escolar, Multidisciplinaridade, Políticas educacionais, Acessibilidade

Résumé

A inclusão escolar, no Brasil, enfrenta uma série de desafios que precisam ser abordados para promover uma educação de qualidade para todos os estudantes. Este artigo explora os desafios enfrentados pela inclusão escolar no Brasil, com ênfase na formação de professores, envolvimento da família, atuação multidisciplinar e questões de acessibilidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, este estudo se baseou nos resultados obtidos, pela aplicação da metodologia de análise de conteúdo em questionários respondidos por 153 professores de educação básica de várias regiões do país. Estes resultados indicam que a capacitação docente é fundamental, assim como o apoio e envolvimento das famílias. Além disso, a atuação multidisciplinar é crucial para o sucesso da inclusão, assim como a adequação das estruturas escolares. O artigo conclui ressaltando a importância de políticas públicas eficazes e um comprometimento coletivo para enfrentar esses desafios.

Biographie de l'auteur

Carlos Roberto Silva de Araújo, Centro Universitário Uniasselvi

Doutor em Ciências da Educação pela USC (2023). Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG (2019). Pedagogo pelo centro Universitário Barão de Mauá (2020). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2011) com a formação de psicólogo e licenciatura. Licenciado em história (Faveni - 2020). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em diagnostico psicopedagógico (Univale - 2021). Especialista em Neuropsicopedagogia clínica e institucional (Univale - 2021. Especialista em Orientação Educacional pela Rede Futura de Ensino (2018). Especialista em Ensino Lúdico pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Tem experiência nos processos de inclusão escolar e na área de Psicologia, com ênfase em Educação, ensino e aprendizagem. Atualmente atua como coordenador pedagógico da rede estadual de ensino de MG e tutor do centro universitário Uniasselvi.

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Publiée

2024-04-30

Comment citer

ARAÚJO, Carlos Roberto Silva de. NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5055. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5055. Acesso em: 22 juill. 2024.

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