NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5055

Palabras clave:

Formação de Professores, Inclusão Escolar, Multidisciplinaridade, Políticas educacionais, Acessibilidade

Resumen

La inclusión escolar en Brasil enfrenta una serie de desafíos que deben ser abordados para promover una educación de calidad para todos losestudiantes.Este artículo explora losdesafíos enfrentados por lainclusión escolar en Brasil, conénfasisenlaformación de docentes, participación de lafamilia, actuaciónmultidisciplinaria y cuestiones de accesibilidad. Empleandoun enfoque cualitativo, descriptivo y exploratorio, lainvestigación se basóencuestionarios respondidos por 153 docentes de educación básica de variasregionesdel país. Los hallazgosindican que lacapacitación docente es crucial, al igual que elapoyo y laparticipación de lasfamilias. Además, la actuaciónmultidisciplinaria es crítica para eléxito de lainclusión, así como laadecuación de lasestructurasescolares. El artículo concluye destacando laimportancia de políticas públicas efectivas y uncompromisocolectivo para abordar estosdesafíos.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Silva de Araújo, Centro Universitário Uniasselvi

Doutor em Ciências da Educação pela USC (2023). Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG (2019). Pedagogo pelo centro Universitário Barão de Mauá (2020). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2011) com a formação de psicólogo e licenciatura. Licenciado em história (Faveni - 2020). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em diagnostico psicopedagógico (Univale - 2021). Especialista em Neuropsicopedagogia clínica e institucional (Univale - 2021. Especialista em Orientação Educacional pela Rede Futura de Ensino (2018). Especialista em Ensino Lúdico pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Tem experiência nos processos de inclusão escolar e na área de Psicologia, com ênfase em Educação, ensino e aprendizagem. Atualmente atua como coordenador pedagógico da rede estadual de ensino de MG e tutor do centro universitário Uniasselvi.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

ARAÚJO, Carlos Roberto Silva de. NAVEGANDO OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: INSIGHTS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO, FAMÍLIA, ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E ACESSIBILIDADES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5055. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5055. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS