BANDAS DE MÚSICA E SEUS BALUARTES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ROBERTO RAIOL, UM PERSONAGEM DA CULTURA DE BANDAS DE MÚSICA INTERIORANA DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.4941

Palavras-chave:

Palavras-chave: História 1; Memória 2; Personagens culturais 3; Bandas de Música 4; Tradição 5.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão a respeito de personagens que dedicaram a vida inteira dentro das bandas de música. Atores, que trazem tatuados em suas entranhas a arte da música e de seus antepassados, o amor e a dedicação com essas instituições que certamente são a segunda casa, consideradas uma grande família, pois possuem intima relação afetiva com esses clubes musicais e pelas pessoas que às integram. Baseada em uma pesquisa empírica sobre as histórias e memórias do nosso Ator Nilson Roberto Moraes Raiol junto ao “Clube Musical União Vigiense” da cidade de Vigia de Nazaré-PA. A metodologia configurou-se em estudo bibliográfico e exploratório sendo empregado procedimentos como entrevistas e pesquisa de campo. Este trabalho discorrerá sobre estas bases da sustentação, que melhor adjetivando tais personagens chamo-os de Baluartes da cultura de bandas de música brasileira, e é nesse sentido que esta pesquisa se desenvolve. Por tanto, há de se considerar que o ambiente das bandas é marcado por práticas culturais que remontam à tradição e as vivências compartilhadas e assim é a história de vida deste sertanejo como tantos outros nos confins desse País.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyson Rodrigues Ataide, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) do programa de Pós-graduação PPGED/Uergs MP, Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Bacharelado em Regência pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Pós-graduação, Especialização, em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e Pós-graduação, Especialização, no Ensino da Música pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Tem experiência na docência do ensino superior na Universidade do Estado do Pará como professor horista desde 2014, lecionando em diversas disciplinas, como: percepção e análise da música, estruturação e análise da música, estrutura e Harmonia musical, prática em conjunto, projeto interdisciplinar, prática de banda, Arranjo e Improvisação, introdução a regência coral e regência coral. Foi professor de teoria e musicalização no Conservatório Carlos Gomes. Possui experiência docente no âmbito da educação com ênfase na educação musical nos níveis básico ao superior, atuou na docência do Ensino Fundamental maior como professor de Artes, e na direção artística como regente de Bandas e Orquestras: atuou a frente das Bandas de Música dos municípios de Vigia de Nazaré e Colares, Pará, Brasil; Banda Sinfônica União Vigiense, Banda Sinfônica Maestro Vale e Banda de Música Prof. Luiz Gama. É Idealizador e Maestro da Orquestra de Sopros Itinerante (OSI) - (2019). Foi Regente assistente da Banda Sinfônica Carlos Gomes do Conservatório Carlos Gomes (2022), diretor artístico e regente da Associação Beneficente Prof. Luiz Gama, Colares/PA (2018-2022). Atualmente é maestro assistente do Instituto Arte Show Vigia, Vigia/PA. Hoje exerce a função de Analista I do Serviço Social do Comércio no Pará (Sesc-PA) na Unidade Sesc Casa da Música em Belém-PA. 

Referências

ATAIDE, Cleyson Rodrigues. Músicos da Região do Salgado: interesse e perspectivas de ingresso no Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará em Vigia de Nazaré, no Estado do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vigia PA/2012.

CORDEIRO, Paulo. Memórias dos Carnavais de Vigia (1932 à 1970). Paulo Cordeiro. Cidade de Vigia. PA/2012. 2ª Edição.

CORDEIRO, Paulo. A mulher na sociedade vigiense (1917 à década de 70). Paulo Cordeiro. Cidade de Vigia. PA/2012. Edição.do Autor.

COSTA, Manuela Areias. Música e História: Um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Artigo como parte da monografia defendida em 2009. Volume 15. 1º semestre de 2011. p. 240-260.

GRANJA, Maria de Fátima. A banda: Som e Magia. Dissertação (Mestrado em Sistema de Comunicação) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984.

LIMA, Ronaldo Ferreira. Bandas de Música, escolas de vida. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas Letras e Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. In; Projeto História. São Paulo (14). Fevereiro de 1997

SALLES, Vicente. Sociedade de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Gene Gráfica Editora. Brasília: Edição do Autor, 1985.

SILVA, Marinildo Pereira. Clube Musical União Vigiense: Contexto Histórico do Compositor e Regente Serafim dos Anjos Raiol Filho. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vigia PA/2008

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

ATAIDE, Cleyson Rodrigues. BANDAS DE MÚSICA E SEUS BALUARTES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ROBERTO RAIOL, UM PERSONAGEM DA CULTURA DE BANDAS DE MÚSICA INTERIORANA DO BRASIL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.4941. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4941. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO