BANDAS DE MÚSICA E SEUS BALUARTES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ROBERTO RAIOL, UM PERSONAGEM DA CULTURA DE BANDAS DE MÚSICA INTERIORANA DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.4941

Palabras clave:

Palabras clave: Historia 1; Memoria 2; Personajes culturales 3; Bandas de música 4; Tradición 5.

Resumen

Este artículo reflexiona sobre personajes que han dedicado toda su vida a las bandas de música. Actores que llevan el arte de la música y sus antepasados tatuados en las entrañas, su amor y dedicación a estas instituciones que son sin duda su segundo hogar, consideradas como una gran familia, porque tienen una íntima relación emocional con estos clubes musicales y las personas que forman parte de ellos. Basado en una investigación empírica sobre las historias y recuerdos de nuestro actor Nilson Roberto Moraes Raiol con el "Clube Musical União Vigiense" en la ciudad de Vigia de Nazaré-PA. La metodología consistió en un estudio bibliográfico y exploratorio, utilizando procedimientos como entrevistas e investigación de campo. Este trabajo discutirá estas bases de sustentación, que puedo adjetivar mejor llamándolas los bastiones de la cultura de la banda de música brasileña, y es en este sentido que se desarrolla esta investigación. Por lo tanto, hay que considerar que el ambiente de la banda está marcado por prácticas culturales que se remontan a la tradición y a las experiencias compartidas, y así es la historia de vida de este sertanejo como tantos otros en los confines de este país.

 

Biografía del autor/a

Cleyson Rodrigues Ataide, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) do programa de Pós-graduação PPGED/Uergs MP, Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Bacharelado em Regência pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Pós-graduação, Especialização, em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e Pós-graduação, Especialização, no Ensino da Música pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Tem experiência na docência do ensino superior na Universidade do Estado do Pará como professor horista desde 2014, lecionando em diversas disciplinas, como: percepção e análise da música, estruturação e análise da música, estrutura e Harmonia musical, prática em conjunto, projeto interdisciplinar, prática de banda, Arranjo e Improvisação, introdução a regência coral e regência coral. Foi professor de teoria e musicalização no Conservatório Carlos Gomes. Possui experiência docente no âmbito da educação com ênfase na educação musical nos níveis básico ao superior, atuou na docência do Ensino Fundamental maior como professor de Artes, e na direção artística como regente de Bandas e Orquestras: atuou a frente das Bandas de Música dos municípios de Vigia de Nazaré e Colares, Pará, Brasil; Banda Sinfônica União Vigiense, Banda Sinfônica Maestro Vale e Banda de Música Prof. Luiz Gama. É Idealizador e Maestro da Orquestra de Sopros Itinerante (OSI) - (2019). Foi Regente assistente da Banda Sinfônica Carlos Gomes do Conservatório Carlos Gomes (2022), diretor artístico e regente da Associação Beneficente Prof. Luiz Gama, Colares/PA (2018-2022). Atualmente é maestro assistente do Instituto Arte Show Vigia, Vigia/PA. Hoje exerce a função de Analista I do Serviço Social do Comércio no Pará (Sesc-PA) na Unidade Sesc Casa da Música em Belém-PA. 

Citas

ATAIDE, Cleyson Rodrigues. Músicos da Região do Salgado: interesse e perspectivas de ingresso no Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará em Vigia de Nazaré, no Estado do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vigia PA/2012.

CORDEIRO, Paulo. Memórias dos Carnavais de Vigia (1932 à 1970). Paulo Cordeiro. Cidade de Vigia. PA/2012. 2ª Edição.

CORDEIRO, Paulo. A mulher na sociedade vigiense (1917 à década de 70). Paulo Cordeiro. Cidade de Vigia. PA/2012. Edição.do Autor.

COSTA, Manuela Areias. Música e História: Um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Artigo como parte da monografia defendida em 2009. Volume 15. 1º semestre de 2011. p. 240-260.

GRANJA, Maria de Fátima. A banda: Som e Magia. Dissertação (Mestrado em Sistema de Comunicação) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984.

LIMA, Ronaldo Ferreira. Bandas de Música, escolas de vida. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas Letras e Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. In; Projeto História. São Paulo (14). Fevereiro de 1997

SALLES, Vicente. Sociedade de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Gene Gráfica Editora. Brasília: Edição do Autor, 1985.

SILVA, Marinildo Pereira. Clube Musical União Vigiense: Contexto Histórico do Compositor e Regente Serafim dos Anjos Raiol Filho. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vigia PA/2008

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

ATAIDE, Cleyson Rodrigues. BANDAS DE MÚSICA E SEUS BALUARTES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ROBERTO RAIOL, UM PERSONAGEM DA CULTURA DE BANDAS DE MÚSICA INTERIORANA DO BRASIL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.4941. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4941. Acesso em: 18 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO