Reflexões sobre o uso do jornal como fonte para a história da educação piauiense

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DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.10013

Mots-clés :

História da educação, Imprensa, Memória

Résumé

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as principais pesquisas desenvolvidas por sua autora na área de história da educação piauiense, tendo como fonte o jornal impresso. O recorte temporal adotado foi de 1952 a 1971, o início justifica-se pela primeira edição do jornal flâmula e o término pela implantação da lei 5692/71 que alterou significativamente as instituições escolares, tema principal de uma das pesquisas abordadas no texto. Foram analisadas três pesquisas a partir do uso do jornal como fonte. A primeira foi sobre o Jornal Flâmula. A segunda retratou um estudo sobre 15 textos memorialísticos da professora Nevinha Santos, os quais foram publicados no jornal Meio Norte. Por último, o trabalho Educação e imprensa: instituições escolares no Piauí de 1961 a 1971, em que foram consultadas 65 notícias dos jornais. Todos os trabalhos estão imersos na perspectiva da história cultural ou história nova. Como autores que embasam as análises, citamos: Capelato (1988), Luca (2015), Nóvoa (2007), Carvalho (2007) e Le Goff (1984). Essa pesquisa é significativa por revisitar a história da educação piauiense  a partir dos jornais; incentivar a utilização do jornal como fonte de pesquisa para a história da educação; impulsionar a investigação do jornal como espaço de  memória coletiva; estimular as escolas da atualidade a ocupar novamente os espaços das páginas dos noticiosos e, assim, fecunde a participação da sociedade na educação e reacendendo a luta e resistência por melhores condições de trabalho docente nas instituições escolares.

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Publiée

2020-03-02

Comment citer

BEZERRA SOUSA, Jane. Reflexões sobre o uso do jornal como fonte para a história da educação piauiense. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 132–148, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.10013. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2437. Acesso em: 22 juill. 2024.

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