ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7933

Palabras clave:

Ancestralidad, Africanidades, Tecnologías, Relaciones étnico-raciales, Enseñanza

Resumen

Esta investigación analizó los artefactos científicos y tecnológicos de origen africano y afrodiaspórico presentes en los libros de texto de Ciencias Naturales de la Educación Básica II. El estudio se centró en las obras aprobadas por el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD) de 2024, vigentes hasta 2027, y adoptadas en las escuelas públicas de Teresina, Piauí. La investigación, de carácter exploratorio, documental y de observación no participante, analizó las colecciones de 6.º a 9.º grado de las editoriales Moderna y Ática. El objetivo fue identificar y analizar los artefactos científico-tecnológicos desde la perspectiva africana y afrobrasileña en los libros de texto de Ciencias Naturales de la Educación Secundaria I del PNLD (2024-2027). Los resultados revelaron que, aunque las editoriales incluyen breves referencias a las contribuciones científicas africanas, estas menciones son superficiales e insuficientes. Este enfoque refuerza el silencio de los descubrimientos africanos y de la diáspora y sus contribuciones, lo que pone de relieve la incipiencia de la representatividad negra en la historia y sus inventos en la producción de ciencia y tecnología en estas obras didácticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Derek Gilmore de Araujo Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Bolsista PIBIC, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade - CNPq/UFPI. 

Raquel Barros Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa)- UFPI, Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como estagiária na Secretaria municipal de educação (SEMEC) e na rede privada de ensino como professora de Ciências e Biologia. Foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (RP), além de atuar também como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi integrante do Centro acadêmico de Biologia (CABIO) como diretora de Pesquisa e Extensão. Atuou como aluna de iniciação científica no Grupo de Pesquisas em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN), foi estagiária no Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses (LabLeish).

Fernando Rocha Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor adjunto no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa), todos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Tocantins, em licenciatura em Pedagogia e em licenciatura em Matemática pela Faculdade Paraíso do Norte. Especialista em Ciências da Natureza, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência como professor da educação básica, coordenador pedagógico e gestor escolar nas redes de ensino municipal e estadual, e no ensino superior nas graduações em licenciatura em Química, Ciências da Natureza e Pedagogia. Pesquisador colaborador da Rede Internacional de Pesquisa em História da Educação, Interseccionalidade e Direitos Humanos na América Latina (RIDHEI). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq. Atua nas áreas de Educação em Ciências, Ensino de Química e Ensino de Ciências da Natureza com foco na educação para as relações étnico-raciais, na comunicação, na formação docente, em tecnologias digitais, na educação especial e inclusiva, em processos e recursos didáticos.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 9 jul. 2025.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

CARNEIRO, S. A construção do outro como não-ser: o epistemicídio como violência epistêmica. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549–566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C.; CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. Da ausência para a potência: investigando a comunicação crítica e popular como estratégia de ensino de Ciências e relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e39125-29, 2023. Disponível em:< https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39125>. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C; SILVA, T. A. L.; CAMARGO, M. J. R.; BENITE, A. M. C. A química do vinho no Egito Antigo: a Lei 10.639/03 no ensino remoto. Química Nova na Escola, v. 46, p. 104–113, 2024. Disponível em: <https://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EQF-6-23.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2025.

COSTA, F. R. C SILVA, T. A. L.; FAUSTINO, G. A. A ; CAMARGO, M. J. R. ; BENITE, A. M. C. . A química de saneantes dos álcoois e a discussão sobre mídia, ciência e pandemia: a educação para as relações étnico-raciais no ensino remoto. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 30, p. 1-17, 2024b. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GJXWw8VcK5scPX5Rttzb8sy/?lang=pt>. Acesso em: 9 jul. 2025.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.

CUSTER, R. L. Examining the dimensions of technology. International Journal of Technology and Design Education, v. 5, p. 219–244, 1995. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/BF00769905/?format=html&lang=pt> . Acesso em: 9 jul. 2025.

GARCÍA, M. M. T. IZQUIERDO, A. M; FIEDLER-FERRARA, N.; MATTOS C.R. Un estudio sobre la evaluación de libros didácticos. In: ENCUENTRO IBERO-AMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS, 1., 2002, Burgos. Anais [...]. Burgos: [s.n.], 2002. p. 16–21. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4141> . Acesso em: 9 jul. 2025.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARDING, S. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, Feminisms, and Epistemologies. Bloomington: Indiana University Press, 1998.

MACHADO, C. E. D. Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. 2. ed. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.

MUNAKATA, K. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, p. 119–138, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/heduc/a/cwYpSWdmxxpLjK7ZRGfxhmc/?format=pdf&lang=pt> . Acesso em: 9 jul. 2025.

PINHEIRO, B. C. S. História Preta das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: LF Editorial, 2021.

SILVA, A. C. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 65–82.

SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Contexto & Educação, Ijuí, ano 34, n. 108, p. 26–41, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8773>. Acesso em: 10 jul. 2025.

SOUZA, M. R.; CARVALHO, P. V. R. Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 8 jan. 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/1/tecnologias-da-cultura-africana-e-afrodescendente-pesquisa-bibliografica-a-partir-da-perspectiva-decolonial. Acesso em: 10 jul. 2025.

Publicado

2025-12-09

Cómo citar

SILVA, Derek Gilmore de Araujo; PASSOS, Raquel Barros; COSTA, Fernando Rocha. ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027). Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–24, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7933. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7933. Acesso em: 16 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS