Experiencias del PIBID en el proceso de formación docente: el caso del sertón alagoano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6754

Palabras clave:

PIBID, educação contextualizada, sertão

Resumen

O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), idealizado pela capes, visa fomentar a iniciação à docência e aprimorar futuros professores. Este trabalho, fruto das vivencias no PIBID, foca na prática docente e na formação dos estudantes, promovendo melhorias na graduação em geografia, especialmente no sertão alagoano. O objetivo é apresentar experiências e recursos didáticos para o ensino contextualizado da geografia física, baseados nas vivências do PIBID. A região do alto sertão de alagoas, possui características geográficas específicas, tal qual se apresenta como uma base para contextualizar o ensino de geografia física. As atividades realizadas incluem a construção de maquetes de relevo, perfis de solo e orientação com bússola, demonstrando a importância de uma educação contextualizada. Essas experiências no Pibid amadurecem os estudantes e desenvolvem competências essenciais para a docência, contribuindo para uma melhor qualidade na educação.

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Biografía del autor/a

Wagner Valdir dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (2021), Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Foi professor temporário - Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (2021 até 2023). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Geoprocessamento e Geografia Física (Geomorfologia do Semiárido, Geomorfologia Fluvial). Foi monitor acadêmico da disciplina de Geologia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), é integrante do grupo de pesquisa GEPAT - Geomorfologia e Evolução da Paisagem em Ambiente Tropical; do GPGEO Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e NEPA Núcleo de Estudos PaleoAmbientais. 

Adelaine Firmino da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2025); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2021); Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2019); Participou do Programa de Institucional de Iniciação a Docência - PIBID de (2015 - 2018); foi monitora acadêmica da disciplina de Geomorfologia (2018 - 2019); Colaboradora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2018); É membro do grupo de estudos Geomorfologia e Evolução da Paisagem em Ambiente Tropical - GEPAT/UFAL; do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias - GPGEO/ UFAL e do Núcleo de Estudos PaleoAmbientais - NEPA/UNIOESTE.

Vinicius Valdir dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGeoMCR da Universidade Estadual doOeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Geografia pelo programa de pós graduação IGDEMA da Universidade Federal de Alagoas, seguindo na linha de pesquisa (Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, Possui Pós-Graduação Lato Sensu em docência no ensino de geografia, participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), é integrante do grupo de pesquisa: Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia GCEG (UFAL), GEOMORFOS - Laboratório de Geomorfologia e Solos (UFAL) e do grupo de pesquisa Geoecologia e Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Atualmente trabalha com bacias hidrográficas em ambientes semiáridos e com as inter-relações da dinâmica geomorfológica e ambiental no alto Sertão.

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Publicado

2025-09-10

Cómo citar

SANTOS, Wagner Valdir dos; SILVA, Adelaine Firmino da; SANTOS, Vinicius Valdir dos. Experiencias del PIBID en el proceso de formación docente: el caso del sertón alagoano. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–12, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6754. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6754. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS