A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4485

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Ensino de matemática

Resumo

O presente trabalho é fruto da análise das experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto Multidisciplinar Filosofia e Ciências da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática no âmbito do Instituto de Formação de Educadores (IFE). Dentre as diferentes atividades que foram desenvolvidas no Programa, fez-se um recorte das ações que envolveram a disciplina de Matemática na educação básica, para analisar a prática docente por meio das experiências dos participantes da pesquisa. O método utilizado foi o estudo de caso, tendo em vista que se buscou analisar as experiências e vivências dos sujeitos de uma determinada instituição, com a abordagem qualitativa para analisar os dados produzidos por eles. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática, por meio de um questionário aplicado com quatro discentes que participaram do Programa. De acordo com a análise dos dados, os resultados mostram que o programa trouxe conhecimentos diversificados sobre a prática docente e que contribuiu de maneira significativa na formação inicial dos licenciandos

Biografia do Autor

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professor do Magistério Superior Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Alessandra de Sousa Gonçalves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências e Matemática (UFCA).

Edicarlos Pereira de Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor (2016) em Meteorologia (UFCG). Professor do Magistério Superior Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

ALVES, Francione Charapa; GONÇALVES, Alessandra de Sousa; SOUZA, Edicarlos Pereira de. A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–27, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4485. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4485. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS