A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4485Palavras-chave:
PIBID, Formação de professores, Ensino de matemáticaResumo
O presente trabalho é fruto da análise das experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto Multidisciplinar Filosofia e Ciências da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática no âmbito do Instituto de Formação de Educadores (IFE). Dentre as diferentes atividades que foram desenvolvidas no Programa, fez-se um recorte das ações que envolveram a disciplina de Matemática na educação básica, para analisar a prática docente por meio das experiências dos participantes da pesquisa. O método utilizado foi o estudo de caso, tendo em vista que se buscou analisar as experiências e vivências dos sujeitos de uma determinada instituição, com a abordagem qualitativa para analisar os dados produzidos por eles. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática, por meio de um questionário aplicado com quatro discentes que participaram do Programa. De acordo com a análise dos dados, os resultados mostram que o programa trouxe conhecimentos diversificados sobre a prática docente e que contribuiu de maneira significativa na formação inicial dos licenciandos
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