O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6724

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores para a Educação Básica, Multiculturalismo, Análise documental, Educação Básica, Formação de Professores, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo comparar y analizar críticamente las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores de la Educación Básica, promulgadas en los años 2002, 2015 y 2019, desde una perspectiva multicultural. Considerando que el enfrentamiento de los distintos tipos de prejuicios y discriminaciones constituye uno de los grandes desafíos de la educación contemporánea —y que las DCN tienen el potencial de influir directamente en las prácticas docentes en el aula—, resulta pertinente investigar de qué manera las cuestiones relacionadas con el tratamiento de las diferencias culturales atraviesan dichos documentos. Para ello, se llevó a cabo un análisis documental con el objetivo de identificar los potenciales multiculturales presentes en las DCN, es decir, cualquier mención —implícita o explícita, positiva o negativa— sobre las diferencias culturales. Como resultado, se concluyó que las DCN de 2002 y 2019 presentan un abordaje tímido en cuanto al tratamiento de las diferencias, mientras que la DCN de 2015 se destaca por ofrecer un enfoque más completo e innovador sobre la temática. Las posibles razones de estas diferencias se discuten a lo largo del texto.

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Biografía del autor/a

Késia Cosendey Sindra Mescolin dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa "Inclusão, Ética e Interculturalidade". É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia Organizacional. Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. É pesquisadora nas áreas da educação inclusiva e trabalha, principalmente, com os campos da educação especial, acessibilidade curricular e desenho universal para a aprendizagem. Tem experiência na educação básica em docência no ensino regular e no atendimento educacional especializado e em supervisão pedagógica (coordenação). Atualmente é pedagoga no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais (NAI-UFMG).

Renan Santiago de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor e mestre em Educação pela UFRJ. Mestre em Ensino das P´ráticas Musicais e licenciado em Pedagogia pela UNRIO. Graduado em Música pelo CBM-CEU. Atualmente, é professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, do Colégio Anglo-Americano e do Mestrado em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO.

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Publicado

2025-08-29

Cómo citar

SANTOS, Késia Cosendey Sindra Mescolin dos; SOUSA, Renan Santiago de. O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–17, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6724. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6724. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS