O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6724

Keywords:

Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores para a Educação Básica, Multiculturalismo, Análise documental, Educação Básica, Formação de Professores, Diretrizes Curriculares Nacionais

Abstract

This study aims to compare and critically analyze the National Curriculum Guidelines for Teacher Education for Basic Education, enacted in 2002, 2015, and 2019, from a multicultural perspective. Considering that addressing different forms of prejudice and discrimination remains a significant challenge for contemporary education—and that the NCGs have the potential to influence teaching practices in the classroom—it becomes pertinent to investigate how issues related to cultural diversity are addressed in these documents. To this end, a documentary analysis was conducted to identify multicultural potential within the NCGs, that is, any implicit or explicit, positive or negative, references to cultural differences. As a result, it was concluded that the 2002 and 2019 guidelines demonstrate a timid approach toward cultural diversity, whereas the 2015 guideline stands out for offering a more comprehensive and innovative treatment of the subject. Possible reasons for these differences are discussed throughout the text.

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Author Biographies

Késia Cosendey Sindra Mescolin dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa "Inclusão, Ética e Interculturalidade". É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia Organizacional. Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. É pesquisadora nas áreas da educação inclusiva e trabalha, principalmente, com os campos da educação especial, acessibilidade curricular e desenho universal para a aprendizagem. Tem experiência na educação básica em docência no ensino regular e no atendimento educacional especializado e em supervisão pedagógica (coordenação). Atualmente é pedagoga no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais (NAI-UFMG).

Renan Santiago de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor e mestre em Educação pela UFRJ. Mestre em Ensino das P´ráticas Musicais e licenciado em Pedagogia pela UNRIO. Graduado em Música pelo CBM-CEU. Atualmente, é professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, do Colégio Anglo-Americano e do Mestrado em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO.

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Published

2025-08-29

How to Cite

SANTOS, Késia Cosendey Sindra Mescolin dos; SOUSA, Renan Santiago de. O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–17, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6724. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6724. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS