INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO E HABILITAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.6208Palabras clave:
Deficiência, Educação , Reabilitação, HabilitaçãoResumen
O presente estudo buscou investigar o acesso das pessoas com deficiência em instituições de serviços de Reabilitação e Habilitação e de Educação. Além disso, buscou-se discutir como elas contemporizam a permanência e continuidade do atendimento. A metodologia adotada foi quantitativa, por questionário de múltipla escolha, constituído por 22 questões no eixo Educação e 19 questões no eixo Reabilitação e Habilitação. As perguntas foram encaminhadas para 146 famílias que se propuseram a participar da pesquisa, as quais responsáveis das pessoas com deficiências, que responderam de acordo com as vivências no âmbito educacional e a participação em serviços de Reabilitação e Habilitação. Também se desenvolveu a análise de maneira qualitativa com quatro grupos focais, os quais possibilitaram considerar diferentes visões das famílias sobre a inclusão. Os resultados indicam que no eixo educação há dificuldades quanto à efetivação da matrícula e permanência relacionadas às questões de aprendizagem. Ainda se observou uma grande dificuldade de acesso aos serviços de Reabilitação e Habilitação por parte das famílias das pessoas com deficiências, no que se refere ao transporte, oportunidades e contradições frente ao que a pessoas com deficiência tem por direito garantido a esses serviços.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base . Acesso em: 23 abr. 2023.
______. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 24 mai. 2023.
______. Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Governo Federal, 2015. Disponível em : https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm . Acesso em: 03 abr. 2023.
______. Ministério da Saúde. Portaria n° 27. Aprova o Fluxo de trabalho para elaboração e atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas no âmbito da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde - CONITEC. Brasília, DF: Governo Federal, 12 jun. 2015. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/2015/prt0027_12_06_2015.html. Acesso em: 05 abr. 2023.
______. Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Governo Federal, 2000. Disponível em https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio-ambiente/infocidade/lei_federal_n%C2%BA_10.098-2000.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020 : resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf . Acesso em: 03/03/2023.
BARROS, Natália da Silva. Permanência na escola: um desafio na trajetória escolar da pessoa com deficiência. Orientador: Joana Rostirolla Batista de Souza. 54 f. Monografia (Terapia Ocupacional). Universidade Federal da Paraíba-UFPB, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1644 . Acesso em: 23 abr. 2023.
DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística Aplicada. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
FREITAS, Cesar Gomes de; DELOU, Cristina Maria; CASTRO, Helena Carla. Percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre o atendimento aos alunos com deficiência. Conhecimento & Diversidade, Niterói (Rj), v. 11, n. 24, p. 104-123, 2019. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/8f763806fd2f6dd1d2d824655a4af03c/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2044871. Acesso em: 03 abr. 2023.
GIMENEZ, Roberto. As concepções e os direitos das pessoas com deficiência: o desafio para ser sujeito da inclusão. Revista Parlamento e Sociedade [Recurso Eletrônico], São Paulo, v.10, n.19, p.123-135, jul./dez. 2022. Disponível em:https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/46742. Acesso em: 20 jan., 2023.
GOMES, Mariana Leme. Centro especializado em reabilitação da rede de cuidados à pessoa com deficiência: dos documentos norteadores às práticas cotidianas. Orientador: Fatima Correa Oliver.2020. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Odontologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.108.2020.tde-16022021-083956 . Acesso em : 03 mar. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, IBGE, 2010. Acesso em: https://censo2010.ibge.gov.br/ . Acesso em: 22 mar. 2023.
MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; GIMENEZ, Roberto. Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educação Especial, vol. 33, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X36641. Acesso em: 23 abr. 2023.
MAKIDA–DYONISIO, Cristiane; MARTINS, Ida Carneiro; GIMENEZ, Roberto. Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Comunicações, v. 23, n. 2, p. 207-224, 2016. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819/1760 . Acesso em: 23 abr. 2023
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: Uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas críticas, v.17, n.33, p. 367-383, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3739. Acesso em: 19 out. 2023.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. 1. ed. São Carlos, SP: Ed. UFSCar. 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisas qualitativas em saúde. 393p. São Paulo. Hucitec, 2014.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, ed. 14, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf . Acesso em: 22 abr. 2023.
RAMILO, Maria. Celeste; FREITAS, Tiago. Transcrição ortográfica em textos orais: problemas e perspectivas. Lisboa: Actas do encontro comemorativo dos 25° anos, p. 55-68, 2002.
RESSEL, Lúcia Beatriz; BECK, Carmem Lúcia Colomé; GUALDA, Dulce Maria Rosa; HOFFMANN, Izabel Cristina; SILVA, Rosângela Marion da; SEHNEM, Graciela Dutra. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, p. 779-786, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021. Acesso em: 9 mai. 2023.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. p. 10-16, 2009.
SÁTYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: Repositório do conhecimento Ipea, 2007. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1752/1/TD_1267.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
SCHIRMER, Carolina Rizzoto; BROWNING, Nádia; BERSCH, Rita; MACHADO, Rosângela. Atendimento educacional especializado: deficiência física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
TRAD, Leny Alves Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva. v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.
VALENTIM, Regis de Souza; DANTAS, Thaisa Hamana de Macedo; MACHADO, Flavia Christiane de Azevedo; ARAUJO, Camila Medeiros; DA SILVA, Marilene Soares; CASTANEDA, Luciana; DANTAS Diego. Construção e validação de modelo lógico para Centros Especializados em Reabilitação. Revista de Saúde Pública, v. 55, p. 54, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rsp/2021.v55/54/pt/. Acesso em 05 abr. 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZANATO, Caroline Borges; GIMENEZ, Roberto. Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 289–303, 2017. Disponível em: DOI: 10.26843/v10.n2.2017.30.p289 - 303. Acesso em: 1 mai. 2023.