A SUBJETIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.6092

Palabras clave:

Educação Especial, Inclusão, diversidade , Prática docente

Resumen

El movimiento por la inclusión escolar de personas con necesidades educativas especiales está marcado por una compleja historia de desafíos y avances. A pesar de una legislación moderna e integral, aún no se ha logrado la inclusión plena, lo que requiere una transformación social que valore la diversidad. La subjetividad, entendida como un fenómeno que integra aspectos emocionales, simbólicos y sociales, es fundamental en este proceso. En el entorno educativo, la inclusión enfrenta desafíos como la falta de recursos, la formación inadecuada de los docentes y los prejuicios. La colaboración entre educadores y expertos y la formación continua son esenciales para una educación inclusiva. Las teorías de Vygotsky y González Rey ofrecen una base para comprender la subjetividad y su importancia en la educación especial. Vygotsky enfatiza la interacción social y la mediación cultural, mientras que González Rey se centra en la singularidad y complejidad de los procesos subjetivos. Implementar estas teorías requiere prácticas pedagógicas que reconozcan la individualidad de cada estudiante y promuevan ambientes inclusivos. Es necesario superar enfoques reduccionistas y valorar la cooperación y la aceptación de la diversidad. Los desafíos son importantes, pero con una adecuada formación de los profesionales y concientización de la sociedad, es posible construir una educación especial inclusiva, donde cada estudiante pueda desarrollar plenamente su potencial

Descargas

Biografía del autor/a

Vanessa Santos Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012), Especialista em Gestão da Educação: Habilitação em administração, supervisão , inspeção escolar, coordenação escolar e orientação educacional pela FAEPI (2023), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2016) e Especialista em Educação Especial com Ênfase Inclusiva e Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú ( CE/ 2018), , especialista em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Metropolitana (2021) . Possuo cargo efetivo de 20hs no magistério na cidade de UNIÃO/PI, onde no período de 2014 á 2019 Exerci o cargo de professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) , e no período de 2020 á 2021 fui para a sala regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022 á 2023 voltei para a sala de AEE(Atendimento Educacional Especializado). Atualmente estou lotada no SSPU ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União/PI) no cargo de pedagoga e curso mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida Aguiar (CESAA) em Campina Grande- PB.

Ida Carneiro Martins , Universidade da Cidade de São Paulo - UNICID

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas-CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação-PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação-FAED-UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE-UP, Processo 97-2012-CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica-GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

Citas

BAUM, William M. Compreender o Behaviorismo-: Comportamento, Cultura e Evolução. Artmed Editora, 2018.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Editorada UERJ, 2011.

GONZÁLEZ REY, F. L. Epistemología cualitativa y subjetividad. EDUC, 1997.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

GONZÁLEZ REY, F. L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas, SP: Alínea, 2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Editora Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Corteza, v. 33, 2011.

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. Subjetividade e Educação Especial: a Inclusão Escolar em uma Perspectiva Complexa. Brasil, Editora Appris, 2018.

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral; BRANCO, Angela Uchôa. A pesquisa qualitativa em psicologia do desenvolvimento: questões epistemológicas e implicações metodológicas. Temas em psicologia, v. 9, n. 1, p. 63-75, 2001.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? Summus Editorial, 2015.

MOLON, Susana Inês. Psicologia Social-Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 2003.

VALSINER, J. Fundamentos da Psicologia Cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Publicado

2024-12-06

Cómo citar

ALMEIDA, Vanessa Santos; MARTINS , Ida Carneiro. A SUBJETIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–16, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.6092. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6092. Acesso em: 30 mar. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS