PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5451

Palabras clave:

Ensino Médio integrado, Cursos técnicos, Auxílios socioeconômicos

Resumen

A oferta de auxílios é uma das estratégias utilizadas pelas instituições de ensino para contribuir com aqueles estudantes com vulnerabilidades socioeconômicas, em especial no contexto dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Por meio da condução de um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), este artigo apresenta o perfil das solicitações de auxílios feitas por estudantes desses cursos utilizando dados reais do sistema informatizado gerenciador dos processos seletivos da Assistência Estudantil. O perfil elaborado permitiu verificar que a maioria das solicitações é feita por estudantes do gênero feminino, cor parda, residem com os pais em imóveis próprios na mesma cidade do Campus, ingressaram por meio de ações afirmativas e recebem bolsas de R$200,00.

Biografía del autor/a

Eduardo Cardoso Melo, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Bacharelado em Ciência da Computação pela Unifran (2022), Especialização em Engenharia de Software pela UFLA (2010), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Pitágoras (2013), Especialização em Docência pelo IFMG (2020), Mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2007) e Mestrado em Ciência da Computação pela UFSJ (2022). Atualmente cursa Doutorado em Gestão & Organização do Conhecimento na UFMG e atua como Professor do Instituto Federal de Minas Gerais no Campus Bambuí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, banco de dados, linguagens de programação, desenvolvimento web e para dispositivos móveis.

Citas

ALVES, W. J. M. A organização da educação profissional no Brasil. Revista Educação Pública, v. 10, n. 25, 2010. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/25/a-organizaccedilatildeo-da-educaccedilatildeo-profissional-no-brasil. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - 4ª edição. Brasília: Março, 2023b. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 02 ago. 2023.

DIAS, E. P. R.; OLIVEIRA, S. M. P. Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 119, p. e13200, 2022. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13200. Acesso em: 3 dez. 2023.

EVANGELISTA, E. G. Aprendizagens em Tempos de Pandemia: Narrativas de Estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 120-125, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/9674. Acesso em: 01 out. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUGELMIN, L. Evasão escolar na educação profissional: diagnóstico dos cursos técnicos subsequentes do Colégio Estadual de Pato Branco. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1492. Acesso em: 19 nov. 2023.

IFMG. Resolução nº 9 de 03 de julho de 2020. Conselho Superior. Dispõe sobre a Aprovação da Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG. 2020. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/conselho-superior/resolucoes/2020-3/resolucao-no-009-2020-aprovacao-da-politica-de-assistencia-estudantil-no-ambito-do-ifmg-e-revogacao-da-resolucao-no-3-2019/view. Acesso em: 01 set. 2023.

LIMA, F. A. Qualificação do trabalho e políticas públicas de potencialização humana. Revista Educação Pública, v. 21, nº 12, 6 de abril de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/12/qualificacao-do-trabalho-e-politicas-publicas-de-potencializacao-humana. Acesso em: 18 out. 2023.

MIRANDA, E. A.; OLIVEIRA, L. A. C. Trabalho e educação: a integração como possibilidade de transformação social. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 27136-27149, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/download/26511/21015. Acesso em: 02 dez. 2023.

PACHECO, F. A.; NONENMACHER, S. E. B.; CAMBRAIA, A. C. Adoecimento mental na educação profissional e tecnológica: o que pensam os estudantes concluintes de cursos técnico integrados. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e9173-e9173, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9173. Acesso em: 10 nov. 2023.

PEREIRA, L. T.; ALMEIDA, M. S. A definição do perfil de vulnerabilidade para acesso à política de permanência no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 1, p. 132-154, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3193/319338454008.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

REIS, E. M. C.; GONÇALVES, A. O. Programa de promoção à permanência: perfil dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília. Holos, Natal, v. 3, p. 379-394, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4044. Acesso em: 02 set. 2023.

SILVA, A. P. Impacto de Políticas Públicas de Assistência Estudantil nos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Período de 2016 a 2018 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO-Campus Vilhena. 2019. Tese (Doutorado). Instituto Politécnico do Porto (Portugal). Disponível em https://search.proquest.com/openview/fd2ca2767ba7103e29cce69df49aa83f/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 15 out. 2023.

SILVEIRA, Z. S. Concepção de educação tecnológica: das escolas técnicas industriais aos CEFETs. Revista Educação Pública, v. 10, p. 1-15, 2010. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/10/concepccedilatildeo-de-educaccedilatildeo-tecnoloacutegica-das-escolas-teacutecnicas-industriais-aos-cefets. Acesso em: 10 set. 2023.

SOUZA, A. H. C.; MENDONÇA, Y. C.; JUSTINO, R.; SANTOS, G. S.; MARQUES FILHO, W. C.; PINTO, W. M. V. Diagnóstico do perfil profissional demandado para o Técnico em Agropecuária no município de Cristalina-GO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, v. 5, n. 1, p. 01-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3976. Acesso em: 22 dez. 2023.

VARGAS, R. T. et al. Diagnóstico da perspectiva e realidade dos alunos egressos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFMG–Campus Bambuí. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e30210212519-e30210212519, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12519. Acesso em: 01 dez. 2023.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

MELO, Eduardo Cardoso. PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5451. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5451. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS