PRÁTICAS INCLUSIVAS JUNTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE, DESAFIOS E PRÁTICAS EXITOSAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5111Palabras clave:
Inclusão escolar, TEA, Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Ensino SuperiorResumen
Ao longo da história, tem se dado um processo de luta pelos direitos das pessoas com deficiência e uma de suas consequências foi o maior ingresso, recentemente observado, desse público no Ensino Superior. No presente artigo, pretendeu-se investigar, mediante revisão da literatura nacional, especificamente a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Ensino Superior, mapeando a realidade atual e identificando desafios e práticas exitosas. Comparando-se ao que ocorre na Educação Básica, os resultados indicaram que há escassez de estudos científicos sobre a inclusão de autistas no Ensino Superior. A leitura e análise das produções obtidas permitiu ainda identificar que, a despeito dos avanços ocorridos especialmente em termos de legislação, ainda há um longo caminho a ser percorrido a fim de que a inclusão seja efetiva, caminho esse que envolve a transformação de condições que consistem em entraves para a inclusão, bem como a disseminação de práticas exitosas.
Citas
BANDEIRA, L. L. Olhar de discentes com TEA e de seus docentes sobre o processo de inclusão na UNB, 2020. http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/39225/1/2020_LuanaLopesBandeira.pdf
CANAL, S. A inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Superior, 2021. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9546#preview-link0
FISCHER, M. L. Tem um Estudante Autista na minha Turma! E Agora? O diário reflexivo promovendo a sustentabilidade profissional no desenvolvimento de oportunidades pedagógicas para inclusão. Rev. Bras. Ed. Esp., v.25, n.4, p.535-552, 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400001
FRANÇA, N. R. M. Eu, tu, ele: ancoragens da representação social do aluno com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior, 2021. https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4761#preview-link0
MARINHO-ARAUJO, C. M. A função social da escola e as especificidades do trabalho pedagógico. In: OLIVEIRA, C. B. E. de.; MOREIRA, P. C. B. P. (Org.). Docência na socioeducação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2014, p. 87-96.
NEVES, A. J.; ANTONELLI, C. S.; SILVA, M. G. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educação em Revista, v. 30, n. 2, p. 43-70, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003
PEREIRA, C. F. O reconhecimento do estudante com Altas Habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro do Autismo: o contexto do Ensino Superior, 2023. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28799/DIS_PPGPPGE_2023_PEREIRA_CASSIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
REZENDE, R. M. C. Formação docente para inclusão do aluno com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Superior, 2019. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1270#preview-link0
SALES, J. F. Avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do autismo no Ensino Superior: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará, 2021. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/58078/1/2021_tese_jfsales.pdf
SILVA, S. C. Acessibilidade para estudantes com transtorno do espectro autista no Ensino Superior, 2020. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226760
SILVA, S. C; SCHNEIDER, D. R.; KASZUBOWSKI, E.; NUERNBERG, A. H. Estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior: analisando dados do INEP. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1-9, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-35392020217618
VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores: obras escogidas, Tomo III. Madrid: Machado Libros, 1931.