A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5050Palabras clave:
Educação Musical, Escola, Permanência, ÊxitoResumen
Este estudo objetiva compreender como a educação musical pode contribuir para a permanência e êxito escolar. A Educação Musical se torna importante para a criança, tanto por desenvolver conteúdos universais da cultura e linguagem musical, quanto por proporcionar uma interação social, desenvolver o senso crítico, a criatividade, o prazer pela aprendizagem, melhorar a autoestima e outras competências afins. Vários autores e projetos de ensino de música encontrados, confirmaram que a educação musical colabora para a permanência e para o êxito escolar de estudantes da educação básica. Além de uma revisão teórica sobre a temática da relevância da educação musical e da permanência e êxito escolar, também foi desenvolvida uma pesquisa de opinião com docentes que atuam na educação básica. Na estrutura metodológica da pesquisa foi adotada a abordagem mista. O questionário aplicado aos professores, com questões objetivas e uma subjetiva, possibilitou obter a opinião dos respondentes sobre suas concepções sobre a temática. A pesquisa mostrou que a música nas escolas é considerada como elemento que contribui para a permanência do aluno em sala de aula e diminui a evasão escolar, apesar da sua desvalorização como disciplina.
Citas
ANTÔNIO, Josely de M. Música e Inclusão Social: Projeto Teias de Cidadania e Educação Musical. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, 17ª edição, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, (Anais eletrônicos). São Paulo, 2007. pp.1-6. Disponível em:
https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_JMAntonio.pdf Acesso em janeiro de 2021.
ARANTES, Fernanda. A Diversidade, Equidade e Inclusão na Escola. São Paulo: Projeto Faz Sentido, 2018. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2018/12/ESTUDO_DIVERSIDADES_rev.pdf Acesso em janeiro de 2021.
SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. DE L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 29 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527
BRASIL. Lei 4.024 de 1961. Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Brasília, 1961.
______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ministério da Educação. Ministério da Educação e do Desporto. Ensino de quinta à oitava séries, 1998.
______. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em janeiro de 2021.
BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.
BEYER, Esther (org.). Ideias em educação musical. Porto Alegre: Mediação, 1999.
BEYER, Esther. A cognição musical na criança pré-escolar; perspectivas de mapeamento de etapas e processos. In: V ENCONTRO ANUAL DA ABEM, V SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 5ª edição,1996, Londrina. Anais ... Londrina: ABEM, 1996. p.87-100.
BRÉSCIA, Vera Lúcia P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
CAMPOS, Nilceia. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da ABEM, v.16, n.19, 2008, p.103-111. Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/264 Acesso em janeiro de 2021.
CNN-BRASIL. Pandemia aumenta evasão escolar, diz relatório do Unicef. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pandemia-aumenta-evasao-escolar-diz-relatorio-do-unicef/ Acesso em janeiro de 2022.
COSTA, Cyrilo F. da; SANTOS, Ângela Carmem dos. A essencialidade da música para a educação em busca da alegria e do prazer de aprender. São Paulo, 2016. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/S31_Artigo1.pdf Acesso em janeiro de 2022.
DF. 500 mil alunos da rede pública terão aulas de música. Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Distrito Federal, 2018. Disponível em: https://www.cultura.df.gov.br/patrimonio-material-2/ Acesso em janeiro de 2022.
EI. Centro de Referência em Educação Integral. (Menu, conceito – O que é). Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/Acesso em fevereiro de 2022.
ESQUERDA DIÁRIO. A evasão escolar continua aumentando; mas a “culpa” é dos alunos e dos professores? Disponível em: https://www.esquerdadiario.com.br/Censo-Escolar-2018-a-evasao-escolar-continua-aumentando-mas-a-culpa-e-dos-alunos-e-dos-professores. Acesso em fevereiro de 2022.
FONTANA, Felipe. Técnicas de Pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.
FONTERRADA, Marisa T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre Música e Educação. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
FREIRE, Inês da S. A música como promotora do bem-estar psicológico na adolescência. 2011. 234f. Dissertação de Mestrado. Universidade Lisboa. Lisboa/Portugal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4946 Acesso em janeiro de 2022.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Ciranda da Arte. Projeto Político Pedagógico Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. Goiânia, 2015. Disponível em: http://cirandadaarte.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/01/PPP_2015.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2021.
HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda. A educação musical no Brasil. In: HENTSCHKE, Liane (Org.). A educação musical em países de línguas neolatinas. Porto Alegre: Ed. Universitária/UFRGS, 2000. p. 47-64.
LOPES, Noêmia. Como combater o abandono e a evasão escolar. Revista Nova Escola, 2010. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/644/como-combater-o-abandono-e-a-evasao-escolar Acesso em: 25 maio 2016.
OLIVEIRA, Roberto de. Ensino de música: é lei, mas ainda não “pegou”. UBC notícias. Publicado em 30/08/2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/10482/ensino-de-musica-e-lei-mas-ainda-nao-pegou Acesso em Janeiro de 2022.
QUEIROZ, Lucileide D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. XV REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 15ª edição, 2002, Caxambu. Anais.... Caxambu, ANPED, 2002. p.1-18. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br Acesso em Janeiro de 2022.
QUEIROZ, Luís Ricardo S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, pp.23-38, 2012.
REIS, Elisa M. et al. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: Reprovação, abandono e distorção idade-série. Unicef, Cenpec, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf Acesso em janeiro de 2022.
SOUZA, M; et al. Credibilidade e Efeitos da Música como Modalidade Terapêutica em Saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 08, n. 03, p.398-403, 2006. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a10.htm Acesso em janeiro de 2022.