FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4906

Palabras clave:

Ensino Superior , Planejamento Estratégico, Gestão de Conhecimentos

Resumen

Neste artigo, apresenta-se um estudo dos sistemas de planejamento estratégico: análise SWOT, Balanced Scorecard e gestão do conhecimento como dispositivos facilitadores aos gestores que administram uma Instituição de Ensino Superior. Dessa forma, objetiva-se analisar os sistemas utilizados por tais gestores em suas IES, como dispositivos para o planejamento estratégico. A pesquisa foi baseada em um estudo qualitativo, em que foi aplicado um questionário a 100 gestores de Instituições de Ensino Superior no Brasil (Faculdades, Centros Universitários e Universidades), composto por perguntas fechadas e abertas. A pesquisa contém dez descritores, porém, neste artigo, será apresentada uma análise de dois descritores, a saber: quais os dispositivos ou sistemas utilizados para o planejamento estratégico em sua IES, e o uso da gestão do conhecimento como uma ferramenta que facilita o gerenciamento. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018 e os dados apresentados foram analisados a partir das narrativas dos sujeitos investigados e discutidos à luz da literatura. Conclui-se que a análise Swot, balanced scorecard e a gestão do conhecimento são sistemas que facilitam estratégias de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES), apoiando os gestores na tomada de decisões no cotidiano de suas instituições.

Biografía del autor/a

Eliane Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE) (1993), Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), Especialização em Educação à Distância pelo SENAC (2013) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1986). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como Investigador Associado do Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e como consultor da Oficina da Pesquisa Ltda. Coordena o Programa de Gestão e Inovação da FACC/UFRJ, desenvolvendo projetos na área de gestão e inovação em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/COPPE, onde atua como Coordenador Executivo e Pesquisador, abordando especialmente os seguintes temas: inovação, geração de trabalho e renda, empreendedorismo e desenvolvimento inclusivo. Atua, ainda, em projetos que abordam a complexidade da instituição universitária na contemporaneidade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise envoltória de dados, multicritério, empreendedorismo, gestão e inovação.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS)

Citas

BROWN, John. Pesquisa que reinventa a corporação. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Review; Rio de Janeiro: Campus, 2000, p.145 e 147.

CHIAVENATO, Idalberto. Novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 1996.

CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano. São Paulo: Atlas,1994.

DAVENPORT, T. & H., PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 77.

DRUCKER, Peter. O Advento da nova organização. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GARVIN, David. Construção da organização que aprende. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2006.

LEITE, F. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. Master's degree dissertation, Information Science, Universidade de Brasília. 2006.

MATOS, Francisco Gomes. Empresa que pensa. São Paulo: Makron Books, 2006.

MATTAR, F. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas. 1996.

MAXIMIANO, Antonio. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.63.

NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora de conhecimento. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2000.

OLIVEIRA, F. N. G.. Cenários e determinantes na educação superior no Brasil. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2014. v. 1. 112, p.23.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. A empresa Inteligente. Porto Alegre: Ortiz, 2005.

PORTER, Michael & MONTGOMERY. Estratégia: A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro; Campus, 2004.

PROBST, Gilbert; RAUB, Stephen; KAI, Rombhardt. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

QUINN, J; ANDERSON, P; FINKELSTEIN, S. Gerenciando o intelecto profissional: extraindo o máximo dos melhores. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2005.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2005.

TERRA, José C. Cyrineu. Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial; São Paulo: Negócio Editora, 2001.

YAKHOU, M., & Dorweiler, V. P. Environmental Accounting: An Essential Component of Business Strategy. Business Strategy and the Environment,2004, p.65-77.

ZABOT, João Batista & SILVA, L. C. Mello. Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva; São Paulo: Atlas, 2002.p.35.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

PEREIRA, Eliane Ribeiro; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de. FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.4906. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4906. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS