FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4906

Keywords:

Ensino Superior , Planejamento Estratégico, Gestão de Conhecimentos

Abstract

This article presents a study of strategic planning systems: SWOT analysis, Balanced Scorecard and knowledge management as facilitating devices for managers who manage a Higher Education Institution. The objective is to analyze the systems used by managers in their HEIs, as a device for strategic planning. The research was based on a qualitative study, with a questionnaire being applied to 100 managers of Higher Education Institutions in Brazil (Colleges, Universities Centers and Universities), with closed and open questions. The research contains 10 descriptors; however, in this article we will present an analysis of 02 descriptors, namely: What devices or systems are used for strategic planning in your HEI; and, the use of knowledge management as a facilitating tool in management. We will analyze some narratives of these managers in a qualitative way, since when they answered the questionnaire; they descriptively positioned themselves on the closed questions. Here, we will use some excerpts that approach the theme discussed here. Data collection took place from August/2017 to March/2018. The study subjects were managers of private Higher Education Institutions, namely: deans, directors, pro-deans, institutional attorneys and course coordinators. The data presented will be analyzed from the narratives of the investigated subjects and discussed in the light of the literature. It is concluded that SWOT, analysis, balanced scorecard ad knowledge management are systems that for decision-making in the daily lives of their institution.

Author Biographies

Eliane Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE) (1993), Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), Especialização em Educação à Distância pelo SENAC (2013) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1986). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como Investigador Associado do Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e como consultor da Oficina da Pesquisa Ltda. Coordena o Programa de Gestão e Inovação da FACC/UFRJ, desenvolvendo projetos na área de gestão e inovação em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/COPPE, onde atua como Coordenador Executivo e Pesquisador, abordando especialmente os seguintes temas: inovação, geração de trabalho e renda, empreendedorismo e desenvolvimento inclusivo. Atua, ainda, em projetos que abordam a complexidade da instituição universitária na contemporaneidade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise envoltória de dados, multicritério, empreendedorismo, gestão e inovação.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS)

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Published

2024-04-30

How to Cite

PEREIRA, Eliane Ribeiro; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de. FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.4906. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4906. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS