ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4728

Palabras clave:

Coordenação, Estado do conhecimento, Gestão Democrática, Gestão escolar

Resumen

Este trabalho apresenta um estado do conhecimento sobre a atuação da coordenação pedagógica na educação básica, como metodologia, optou-se por desenvolver um Estado do Conhecimento, que se caracteriza como um tipo de pesquisa bibliográfica, que averigua e analisa as pesquisas de uma determinada área do conhecimento, com intuito de estabelecer o seu estado corrente (MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021).“Coordenação Pedagógica and educação básica” e “coordenação pedagógica and desenvolvimento profissional”, na base de dados  BDTD – Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações, com um recorte temporal de 2015 a 2022, foram encontrados 177 dissertações, após a análise inicial foram elencadas 8 para uma análise mais detalhada. Assim, permitirá saber o que vem sendo pesquisado a respeito da temática atuação da coordenação pedagógica na educação básica. Os resultados afirmam: a coordenação pedagógica precisa definir seu espaço papel/lugar na gestão escolar, pois encontra-se sobrecarregada. Através da análise qualitativa destes trabalhos conclui-se, é emergente construir novas formas de pensar e fazer a atuação da coordenação pedagógica.

 

 Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.

Biografía del autor/a

Idalizia Barcelos Rodrigues Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Pedagogia UNOPAR – Alegrete RS, Mestranda em Políticas Públicas – PPPG (UFSM)  Professora em (EMEB Waldemar Borges, EMEB Honório Lemes), Alegrete, RS, Brasil.

Elisiane Machado Lunardi , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Citas

MOROSINI, M; SANTOS, P; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: ATLAS, 1987.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado do Conhecimento e questões do Campo Científico. Revista Educação | Santa Maria. v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr, 2015. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822

SHIAPINOTO, Fabiane Volpato – O estado do conhecimento sobre Avaliação em Larga Escala e Gestão Educacional, Revista Atos de Pesquisa em Educação Blumenau, v.15, n.1, p.120 142, 2020. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7441

FERNANDES, Renata Lúcia de Morais. 1979 Entre encontros e travessias: A formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar. Campinas SP: [s.n.]; 2021. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_980df70df75bb07b9c7ec2a209ab942b

MELO, Silvana Faria. Vivências do Coordenador Pedagógico iniciante no Contexto Escolar: sentidos e significados mediando a constituição de uma identidade profissional, 2015. http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/941

SILAZAKI, Raquel Pozzenato. O processo de aprendizagem profissional de coordenadores pedagógicos para as/nas escolas de/em tempo integral no município de Araçatuba. Presidente Prudente: [s.n.], 2017. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150014/silazaki_rp_me_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y

PERINI, Renata Lívia Soares. O Coordenador Pedagógico e a formação de professores alfabetizadores no município de São Paulo. São Paulo: s.n.; 2018; https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-103722/pt-br.php

SANTOS, Flávio César dos. Organização e desenvolvimento da Coordenação Pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores, 2019. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20681

PAIM, Patrícia Guimarães O trabalho do coordenador pedagógico em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto das políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador, 2020. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31894

PINHEIRO, Josimara da Silva. Formação Continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica, 2021. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23375

JOSSO, Marie Christine Experiências de vida e formação/Marie Christine Josso; edição brasileira Maria Viana - São Paulo: Cortez, 2004.

PORTARIA NORMATIVA. n. 17 de 28 de dezembro de 2009. https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-Normativa-17-2009-12-29.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado do Conhecimento e questões do Campo Científico. Revista Educação | Santa Maria. v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr, 2015.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

DORNELES, Idalizia Barcelos Rodrigues; LUNARDI , Elisiane Machado. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–13, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4728. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4728. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS