A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4485

Palabras clave:

PIBID, Formação de professores, Ensino de matemática

Resumen

O presente trabalho é fruto da análise das experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto Multidisciplinar Filosofia e Ciências da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de Matemática no âmbito do Instituto de Formação de Educadores (IFE). Dentre as diferentes atividades que foram desenvolvidas no Programa, fez-se um recorte das ações que envolveram a disciplina de Matemática na educação básica, para analisar a prática docente por meio das experiências dos participantes da pesquisa. O método utilizado foi o estudo de caso, tendo em vista que se buscou analisar as experiências e vivências dos sujeitos de uma determinada instituição, com a abordagem qualitativa para analisar os dados produzidos por eles. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática, por meio de um questionário aplicado com quatro discentes que participaram do Programa. De acordo com a análise dos dados, os resultados mostram que o programa trouxe conhecimentos diversificados sobre a prática docente e que contribuiu de maneira significativa na formação inicial dos licenciandos

Biografía del autor/a

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professor do Magistério Superior Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Alessandra de Sousa Gonçalves, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências e Matemática (UFCA).

Edicarlos Pereira de Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor (2016) em Meteorologia (UFCG). Professor do Magistério Superior Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Citas

ALVES, M. et al. Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 259-293, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37446772012.pdf . Acesso em: 22 jun. 2021.

AMADOR, I. P. A matemática nos anos finais do ensino fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro de Ciências Naturais e exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BELO, P. A. P.; OLIVEIRA, R. M.; SILVA, R. C. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e323880-e323880, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 12 maio. 2021.

BOCACIO, C. B. O Programa de bolsa de iniciação à docência como política pública de formação docente: O caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em São Luiz Gonzaga. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas) – Campus Cerro Largo, Universidade Federal da Fronteira do Sul, Rio Grande do Sul, 2020.

BOFF, D. S; FUCHS, H. L. A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática. Revista eletrônica de Matemática, Caxias do Sul, 2015, v.1. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204. Acesso em: 12 maio. 2021.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, K. S. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORGES, D. S. S. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na constituição da identidade profissional docente. 2019. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2019.

BRASIL. Câmara Legislativa. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de jun. 2010.

BRASIL. INEP/MEC. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília-DF: INEP/MEC, 2019.

BRASIL. Lei 11.273, de 06 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 03/2003. DCNMat. 1.302/2003, de 06 de novembro de 2003. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria nº 038, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria nº 72, de 09 de abril de 2010. Dá nova redação a portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência–PIBID, no âmbito da CAPES. Brasília, 2010.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES n. 7/2018 de 01 de março de 2018. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênci – PIBID. Chamada pública para apresentação de propostas. Comunicado de 24 de junho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: Editais e Seleções - Pibid — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES n. 61/2013 de 02 de agosto de 2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: Editais e Seleções - Pibid — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em: 15 maio. 2021.

CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 27. junho de 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/download/71637/41278. Acesso em: 23 jun. 2021.

DOMINSCHEK, L.; ALVES, T. C. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, v. 3, n. 3, p. 624-644, 2017.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro Efetividade ou Ideologia. 6 ed. São Paulo, Edições Loyola, 2011.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302010000400016&script=sci_arttext. Acesso em: 11 jun. 2021.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2823. Acesso em: 11 jun. 2021.

JESUS, F. P. Mediação e desenvolvimento: Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIANO, I. A. O professor da escola pública inserido em um programa de formação: contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID-UNICAMP. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2019.

MENEZES, E. A. O. A pesquisa como potencializadora da reflexão crítica sobre a formação e a prática docente: um olhar sobre a experiência formativa do PIDIB–UECE. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2017.

PEREIRA, P. S; ANDRADE, S. V. R. Formação de professores: reflexões sobre o caminho a ser percorrido. Roteiro, Santa Catarina, 2015, v.30. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8847/0. Acesso em: 16 maio. 2021.

RAFAEL, C. S. B; GROENWALD, C. L. O. Análise de atividades matemáticas na perspectiva da bncc e níveis de demandas cognitivas. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 15., 2019, Colômbia. Anais... Disponível em: http://ciaem-redumate.org/conferencia/index.php/xvciaem/xv/paper/view/36/422. Acesso em: 16 maio. 2021.

REIS, L. A. C; ALLEVATO, N. S. G. Trigonometria no Triângulo Retângulo: As Interações em Sala de Aula Sob a Ótica da Teoria das Situações Didáticas. HOLOS, v. 1, p. 253-279, 2015.

SILVA, M. M. A apropriação dos aspectos constituintes da atividade pedagógica por professores de matemática em formação inicial. 2018. Tese (Doutorado em Educação, Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.

SILVA, M. R. conhecimento matemático e suas significações: professores de matemática em formação inicial no clube de matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2019.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, v. 34, p. 551-5, 2013.

VALENTE, S. Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação professor-aluno (s). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 6, n. 2, p. 101-113, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Sabina-Valente/publication/337669743_Influencia_da_inteligencia_emocional_na_gestao_de_conflito_na_relacao_professor-alunos/links/5de413824585159aa45a01bf/Influencia-da-inteligencia-emocional-na-gestao-de-conflito-na-relacao-professor-alunos.pdf. Acesso em 18 jul. 2021.

VALIENGO, A. L. C. Formação Inicial e Práticas Pedagógicas de Pibidianos, subprojeto Ciências da UNIFESP. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

ALVES, Francione Charapa; GONÇALVES, Alessandra de Sousa; SOUZA, Edicarlos Pereira de. A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–27, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4485. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4485. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS