Novo Ensino Médio: expectativas e realidade dos alunos de uma escola da rede estadual de Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4411

Palabras clave:

Expectativas e realidade dos alunos, Desenvolvimento e aprendizagem, Novo Ensino

Resumen

O artigo apresenta as considerações dos alunos ao final do 9º ano do ensino fundamental, sendo um ano depois investigados, cursando as 1ª séries do NEM de uma escola da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina. A investigação buscou analisar as expectativas e realidades dos alunos para o NEM, apreender as aspirações sobre o processo de ensino e aprendizagem dos Componentes Curriculares Eletivos, identificar o ensejo dos alunos em relação a aprendizagem e desenvolvimento no Projeto de Vida e analisar as intenções de frequentar um curso, ingressar no Jovem Aprendiz ou em um emprego durante o NEM. Em suma, o objetivo central da pesquisa propôs a análise das expectativas e realidade vivenciada pelos alunos no NEM de uma escola da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio de um questionário com perguntas abertas que registrou os relatos de 83 alunos no 9º ano, destes, 46 permaneceram matriculados na escola na 1ª série do NEM. As respostas apontaram sobre o desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos, a insatisfação a respeito da metodologia das aulas no NEM, a aspiração de realizarem cursos e conseguirem um emprego.

Biografía del autor/a

Graciele Alice Carvalho Adriano, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Mestrado em Educação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Ana Clarisse Alencar Barbosa, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Jovens e Adultos, com especialização em: Supervisão, Orientação e Gestão Escolar pelo ICPG - Indaial; Gestão e Tutoria na EAD pela Uniasselvi - Indaial; Educação e Interculturalidade do Bem Viver pela Furb - Blumenau, Educação Especial Inclusiva pela Uniasselvi. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, fazendo parte do grupo de pesquisa Contextos da Educação da Criança, na linha de pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional. Professora efetiva da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Atuou como colaboradora (professora orientadora) do Curso de pós-graduação a distância oferecido pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Atualmente, atua na Coordenação de Curso na modalidade EAD do Grupo Uniasselvi.

Citas

ARAÚJO, Ulisses F.; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 21 jan 2023.

DAMON, William. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivas os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2014. Disponível em: <https://nucleo1.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Proposta_Curricular-de-Santa-Catarina.pdf>. Acesso em 21 jan 2023.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 1 – disposições gerais. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021a.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Novo Ensino Médio: componentes curriculares eletivos: construindo e ampliando saberes: caderno 4 – portfólio dos (as) educadores (as). 2ª edição. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021b.

SANTOS, Andreia de Fátima. Projetos de vida e juventudes: trajetórias contemporâneas de jovens quilombolas. Curitiba: Appris, 2016.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

ADRIANO, Graciele Alice Carvalho; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Novo Ensino Médio: expectativas e realidade dos alunos de uma escola da rede estadual de Santa Catarina. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4411. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4411. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS