Ensino de Instrumento Musical e didáticas inovadoras
(Brasil) (Canadá)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4244Palabras clave:
Aprendizagem musical., Didática Instrumental, Educação MusicalResumen
A didática da música ainda se constitui como uma área de pesquisa relativamente recente na educação musical (BOURG, 2021). No entanto, a diversidade atual das práticas musicais, a ampliação recente dos contextos escolares e extraescolares para o ensino de instrumentos musicais (NASCIMENTO, 2022), bem como a indução forçada por uma epidemia ao ensino musical remoto (LEMAY, 2021) estimularam reflexões dos professores sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical neste novo contexto. Este número da Revista Caminhos da Educação propõe a difusão de pesquisas permeadas por novos caminhos didáticos trilhados por professores de instrumentos musicais em suas práticas pedagógicas.
Citas
ASTOLFI, Jean-Pierre; DAROT, Éliane; GINSBURGER-VOGEL, Yvette; TOUSSAINT, Jacques. Mots-clés de la didactique des sciences. Pratiques Pédagogies, De
Bruxelas : Boeck & Larcier S. A., 1997.
BOURG, Adrien. La place d’une approche comparatiste en didactique de la musique. Paris: L'Harmattan, 2021.
BOURG, Adrien. Didactique de la musique : Apports d’une approche comparatiste. Éducation et didactique, vol. 2, n. 1, p. 69-88, 2008. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.264
GARCIA, Malinalli Peral; DUBÉ, Francis. Stratégies pédagogiques visant le développement des habiletés métacognitives du musicien en formation afin d’optimiser l’efficacité de ses pratiques instrumentales. Revue musicale OICRM, v. 1, n. 1, p. 74–89, 2012. https://revuemusicaleoicrm.org/rmo-vol1-n1/strategies-pedagogiques/, Acesso em: 25 mai. 2019.
HALLAM, S. The development of metacognition in musicians: Implications for education. British Journal of Music Education, Cambridge, vol. 18, n. 1, p. 27-39, 2001. https://doi.org/10.1017/S0265051701000122
JIMENEZ, Astrid. Patricia Marin; DUBÉ, Francis. Pedagogical Foundation to Promote Students’ Engagement and Creativity While Co-creating a Music Learning Game. Proceedings of the 16th European Conference on Games Based Learning, Lisbon, vol. 16, n. 1, p. 619-627, 2022. https://doi.org/10.34190/ecgbl.16.1.844
KANGA, Kanga.; GORAN, Koffi Modeste. Didactique de l'éducation musicale : de la théorie a la pratique. Paris: L'Harmattan, 2017.
LEMAY, Guylaine. Approfondir les apprentissages musicaux dans un environnement virtuel. Musique et Pédagogie — Revue FAMEQ, v. 36, n. 1, p. 10-17, 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora: 1990.
MARCHAN, Chrystel. Pour une didactique de l’art musical. Collection Sciences de l’éducation musicale. Paris: L'Harmattan, 2009.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. Metacognição e Banda de música: um estudo exploratório. In: LANDI, Márcio; GONÇALVES, Inês (Org.) A Formação do Regente: competências formativas, possibilidades de ação e desafios profissionais. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2019. p. 1-10.
NASCIMENTO, Marco A. Toledo. Learning music by playing an instrument: self‐regulated learning for instrumental music education. 35th World Conference on Music Education: Virtual 17th - 23th July 2022. Proceedings of the International Society for Music Education 35th World Conference on Music Education.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; DUBÉ, Francis; STERVINOU, Adeline. Práticas Musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil para o desenvolvimento humano em comunidades em situação de vulnerabilidade social. In: ANDRADE, Francisco Ari de; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; CHAVES, Flavio Muniz (Org.). Palavras Docentes. 1ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 173-186.
NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; GARCEZ, Priscila de Araujo. Polifonia da fé protestante: a Música Sacra como elemento educativo em Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1961). Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Teresina, v. 3, n. 1, p. 74-102, 2021. https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12360
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014.
PERETZ, Isabelle. Apprendre la musique : Nouvelles des neurosciences. Paris: Odile-Jacob. 2018.
RAY, Sônia. Prática e didática da música de câmara. Orfeu. Florianópolis, vol. 4, n. 1, p. 151-165, 2019. https://doi.org10.5965/2525530404012019151