Aquelas belas vidas que desfi(l)amos: biografias, Escolas de Samba e propostas culturais

Autores/as

  • Clark Mangabeira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Helenise Monteiro Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2928

Palabras clave:

Carnaval; Escolas de Samba; Mangueira; Chico Buarque; Propostas culturais

Resumen

RESUMO

A partir do enredo “Chico Buarque da Mangueira”, proposto por Alexandre Louzada para o Carnaval de 1998 da Estação Primeira de Mangueira, cujo desfile se sagrou campeão naquele ano, a proposta do trabalho é lançar luzes sobre a construção de um enredo biográfico e, mais além, sobre os processos de criação mais amplos que permeiam a realização carnavalesca de enredos e desfiles, bem como suas possibilidades educativas, tomadas em sentido amplo. Levando-se em conta, portanto, a construção do enredo de 1998, analisar-se-ão temas sobre a criação carnavalesca de histórias desfiladas na Sapucaí, articulando-se as mediações propostas pelas Escolas de Samba para carnavalizar um tema e apresentá-lo na Avenida, e suas ressonâncias como possibilidades pedagógicas, políticas e educativas.

 

Biografía del autor/a

Clark Mangabeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-doutorando em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ). Doutor em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Fernando Corrêa da Costa, número 2367, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. CEP: 78060-900. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9867-0234 Lattes: http://lattes.cnpq.br/5736181360637730 E-mail: clarkufmt@gmail.com .

Helenise Monteiro Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Horácio Macedo, 2151, Faculdade de Letras Térreo, Bloco D, Espaço EBA, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, CEP: 21.941-90. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7717-7224  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6266807318429051 E-mail: heleng46@eba.ufrj.br .

Citas

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: Hucitec/Udunb, 1996.

BARREIRA, Marcelo. A carnavalização da cultura. In: TELES DA SILVEIRA, Ronie Alexsandro (org.). O carnaval e a filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016, p. 11-32.

BOURDIEU, Pierre. “A ilusão biográfica”. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (coords.). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 183-192.

CAVALCANTI, Maria Laura. Espetacularidade, significação e mediação: as alegorias no Carnaval carioca. In: Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 13, n. 2, p. 31-43, 2001. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-13.-A-espetaculariza%C3%A7%C3%A3o-da-vida-social.pdf

CAVALCANTI, Maria Laura. Os sentidos no espetáculo. In: Revista de Antropologia, v. 45, n. 1, p. 37-80, 2002. https://doi.org/10.1590/S0034-77012002000100002

CAVALCANTI, Maria Laura. Alegorias em ação. In: Sociologia &Antropologia, v.01, n. 01, pp. 233-249, 2011. https://doi.org/10.1590/2238-38752011v1110

CAVALCANTI, Maria Laura. Formas do efêmero: alegorias em performances rituais. In: ILHA, v. 13, n. 1, p. 163-183, (2011) 2012. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p163

CAVALCANTI, Maria Laura. Carnaval carioca dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

CUNHA, Olivia Maria Gomes da. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. In: MANA, n. 10(2), pp. 287-322, 2004. https://doi.org/10.1590/S0104-93132004000200003

FARIAS, Julio Cesar. O enredo da Escola de Samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2007.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Batalha de Confete e Coretos Carnavalescos: o desenho de uma paisagem efêmera no carnaval carioca nas décadas de 1930 a 1950. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares. Vol. 8, n. 2, 2011. https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10441

GUIMARÃES, Helenise Monteiro. As Áfricas de Pamplona e o Debret da Trinca: “figurinos” monumentais do carnaval carioca. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 181-199, nov. 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/10224/8011

LEOPOLDI, José Sávio. Escolas de samba, blocos e o renascimento da carnavalização. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p. 27-44, nov. 2010. https://doi.org/10.12957/tecap.2010.11996

LOUZADA, Alexandre. Enredo “Chico Buarque da Mangueira”. Rio de Janeiro: 1998. Disponível em: <http://academiadosamba.com.br/passarela/mangueira/ficha-1998.htm >. Acesso em: 4 de agosto de 2022.

MANGABEIRA, Clark. Da Sapucaí, assombro holístico: breve (re)ensaio sobre o carnaval e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, ed. esp., p. 338-363, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/38473/21764

MAIA, Carlos Eduardo Santos. Soltando o verbo: ratos e urubus, diretamente o povo escolhia o presidente. Textos escolhidos de cultura e arte populares, v.7, n.2, p. 109-125, 2010. https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12029

PEIRCE Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PORFIRO, André Luiz. Entre barracões de Escolas de Samba e a sala de aula: circulando os saberes da arte do carnaval. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 09, 2017, p. 46-70. https://doi.org/10.12957/transversos.2017.27830

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac &Naify, 2003.

MONTES, Isaac Caetano. “A “obra de arte total” das escolas de samba: particularidades de um carnaval operístico”. Textos escolhidos de cultura e arte populares, v.13, n.2, p. 33-53, 2016. https://doi.org/10.12957/tecap.2016.19180

VELHO, Gilberto. “Biografia, trajetória e mediação”. In: VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001, p. 13-28.

Publicado

2023-04-24

Cómo citar

MANGABEIRA, Clark; GUIMARÃES, Helenise Monteiro. Aquelas belas vidas que desfi(l)amos: biografias, Escolas de Samba e propostas culturais . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2928. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2928. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS