O discente surdo autista nas aulas de Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2645

Palabras clave:

Surdez, Autismo, Práticas Pedagógicas, Inclusão, Ensino

Resumen

O discente surdo autista enfrenta um grande desafio na sociedade e na escola pela falta de acessibilidade em diversos espaços. A inclusão, tema recorrente na atualidade, está envolta por desafios a serem enfrentados a cada dia pelos profissionais, especialmente os educadores que ainda possuem uma capacitação incipiente para lidarem com esta nova realidade. O professor de educação física tem como responsabilidade garantir a inclusão deste aluno em suas aulas; como fazer isso de forma eficaz é o desafio principal. Esta pesquisa objetiva apresentar o desenvolvimento de estratégias metodológicas utilizadas em aulas de educação física com alunos surdos autistas. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória que teve como base a observação e o registro das aulas de educação física com a presença de dois alunos surdos autistas no Instituto Nacional de Educação de Surdos. A pesquisa e as observações mostraram que as estratégias e métodos precisam ser diversos, isso porque não há um método único que funcione para todos os alunos surdos autistas, afinal os alunos são diferentes e apresentam necessidades diversas. Observar, conhecer suas preferências e necessidades, criar vínculo, adaptar o material, promover sua sociabilização e não subestimar o aluno é fundamental para realização de uma aula adequada

Citas

ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Cooperativa do Fitness, Belo Horizonte, MG, 2009. Recuperado de: https://bit.ly/3MYNDAk

ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, vol. 27(83), p. 282-287. 2010. Recuperado de: https://bit.ly/3N0A1UT

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, vol. 28(2), p. 329-338, 2014. https://goo.gl/wIHovI.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Recuperado de: https://bit.ly/3wdUUFB .

ARAÚJO, E. N. A contribuição do método Teacch para o atendimento psicopedagógico. Monografia do curso de Psicopedagogia do Centro de Educação da UFPB: João Pessoa, PB, 2015. Recuperado de: https://bit.ly/3LSesG7

BARBOSA, P. R. S. A importância dos jogos cooperativos na Educação Física Escolar. WebArtigos, Rio de Janeiro, 2013. Recuperado de: https://bit.ly/37nBsh5.

BRASIL. Ministério da Educação. Educar na Diversidade: Material de Formação Docente. 3ª ed., Brasília: MEC, SEESP, 2006. Recuperado de: https://bit.ly/3kR2bFU

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. 1ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara – Koogan, 2003. Recuperado de: https://bit.ly/3FmFEKN

DUBOC, Thais. O. Percepção dos estudantes acerca da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Dissertação apresentada no curso de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 2019. Recuperado de: https://bit.ly/3MOnC6C

FERNANDES, F. D. M.; AMATO, C. A. H. Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura. CoDAS, vol. 25(3), p. 289-96, 2013. Recuperado de: https://bit.ly/39xkgGD

FERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas; BRAZ, Ruth Maria Mariani; DE FARIAS MELO, Isabel Cristina Nonato. FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos. Conhecimento & Diversidade, 2020, 12.26: 116-136.Recuperado de: https://bit.ly/3tDPWjZ

GORGATTI, M. G. Educação física escolar e inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. Tese (Doutorado), Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2005. Recuperado de: https://bit.ly/3FsXFqS

LAMPREIA, C. A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo. Estudos de Psicologia, vol. 24(1), p. 105-114, Campinas, jan./mar., 2007. Recuperado de: https://bit.ly/3skfCCn

MAGILL, R. A.; WOOD, C. A. Knowledge of results precision as a learning variable in motor skill acquisition. Research Quarterly for Exercise and Sport, vol. 57(2), p. 170-173, 1986. Recuperado de: https://bit.ly/3P36MCQ

MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo e..." mente". Papirus Editora, 12ª ed., Campinas: SP, 1948.

MIZAEL, T. M.; AIELLO, A. L. R. Revisão de estudos sobre o Picture Exchange Communication System (PECS) para o ensino de linguagem a indivíduos com autismo e outras dificuldades de fala. Revista brasileira de educação especial, vol. 19(4), Marília, oct./dec., 2013. Recuperado de: https://bit.ly/3P64xi4

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do livro, 1989.

SANTOS, R. A Aquisição da linguagem. In: FIORIN, JL. (Org). Introdução à Linguística. 6ª ed., vol. 1, São Paulo: Contexto, 2010. Recuperado de: https://bit.ly/389GcaA

SOUZA, R. F.; NUNES, D. R. P. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Revista Educação Especial, vol. 32, Santa Maria, 2017. Recuperado de: https://bit.ly/3w3D1cs

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. Tradução João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003. Recuperado de: https://bit.ly/3LT5zfj

VILELA, I. P.; MARIANI, R. M. Educação física escolar: parte integrante do processo da Educação Inclusiva. In: MARIANI, R. et al. Caderno de investigação em Diversidade e Inclusão – Caderno 1, 1ª ed., p. 51-60, Rio de Janeiro: Perse, 2017.

Publicado

2022-04-30

Cómo citar

MARIANI BRAZ, Ruth Maria; FERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas; VILELA, Isabela Pinto. O discente surdo autista nas aulas de Educação Física. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01–16, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i1.2645. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2645. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS