Esta es un versión antigua publicada el 2021-12-28. Consulte la versión más reciente.

Inter/multiculturalismo e diversidade musical: algumas narrativas acadêmicas

Algumas narrativas acadêmicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2527

Palabras clave:

Educação Musical, Diversidade em música, Multiculturalismo, Interculturalidade

Resumen

O artigo apresenta uma análise da produção acadêmica a partir de perspectivas teóricas e conceituais inter/multiculturais publicadas em dois periódicos especializados - a Revista da ABEM e o International Journal of Music Education - na última década. O principal foco de análise foi à consideração desse quadro teórico/conceitual como mote de diálogo interdisciplinar para discutir questões relacionadas às formas como a diversidade musical se manifesta nos discursos da referida produção. O levantamento das produções compreende o período de 2009 a 2019[1] nos respectivos periódicos.  Os resultados desta análise mostram que a diversidade musical/cultural se materializa de diferentes maneiras, resultando em diferentes respostas ao tratamento das diferenças culturais. Nas considerações, o estudo destaca a importância de construção de debates e reflexões sobre uma concepção de diversidade musical para além da perspectiva da pluralidade. Nessa ótica, este estudo aponta a necessidade de se considerar as interações e tensões culturais como fenômenos inerentes às ressignificações de saberes e conhecimentos a partir de diferentes expressões culturais.

Palavras-chave: Educação Musical; Diversidade Musical; Inter/multiculturalismo.

 

[1] O período citado decorre do fato deste levantamento bibliográfico ser material constitutivo de um recorte de um dos capítulos de tese de doutorado defendida em 2019.

 

Biografía del autor/a

Inês de Almeida Rocha, Colégio Pedro II/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora titular do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Citas

ARROYO, Margarete. Processos cognitivos e estilos musicais: fundamentos para uma educação intercultural. Porto Alegre, 1991. (Dissertação). Mestrado em Música. Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CAIN, Melissa. Celebrating musical diversity: Training culturally responsive music educators in multirracial Singapore. International Journal of Music Education, vol. 33(4), p. 463–475, 2015.

CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera M.; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs). Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 13-37.

______. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In: CANDAU, Vera M.; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs) Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 23-41.

______. Interculturalidade e cotidiano escolar. In: CANDAU, Vera M. Didática: tecendo/ reinventando saberes e práticas. 1ª edição. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, p. 220-235.

CANEN, Ana. O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação & Política, vol. 25, p. 91-107, 2007.

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira. A diversidade musical na Escola de Música de Manguinhos: interações musicais e tensões culturais nas relações de ensino e aprendizagem em música. Rio de janeiro, 2019. 278f. (Tese) Doutorado em Música. Centro de Letras e Artes - Instituto Villa - Lobos - Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. https://hdl.handle.net/unirio/13265.

CRAWFORD, Renée. Creating unity through celebrating diversity: A case study that explores the impact of music education on refugee background students. International Journal of Music Education. Vol. 35(3), p. 343-356, 2017.

ESPERIDIÃO, Neide; MRECH, Leny Magalhães. Educação musical e diversidade cultural: uma incursão pelo viés da psicanálise. Revista da ABEM, Porto Alegre, vol. 21, 84-92, 2009.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação: Revista do Centro de Ciências da Educação, Universidade de Santa Catarina, nº. 23, p. 16-35, 2003.

GALIZIA, F. S. No “chão” da universidade: o Ensino Superior de Música na perspectiva intercultural. São Carlos, 2016. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7828.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (Org). Tradução: Adelaine La Guardia Resende, et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2018.

HARDCASTLE, Elinor; PITTS Stephanie; ARÓSTEGUI, José Luis. A cross-cultural comparison of music education experiences and ambitions in two Spanish and English primary schools. International Journal of Music Education, vol. 35(3), p. 381-390, 2017.

HESS, Juliet. Troubling Whiteness: Music education and the “messiness” of equity work. International Journal of Music Education, vol. 36(2), p. 128-144, 2018.

IVENICKI, Ana. Políticas educacionais e diversidade na escola: desafios da/ na contemporaneidade. In: RIOS, Jane V. P. (Org). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 129-135.

JOSEPH, Dawn. Tertiary educators’ voices in Australia and South Africa: Experiencing and engaging in African music and culture. International Journal of Music Education. Vol. 33(3), p. 290-303, 2015.

LUM, Chee-Hoo. My country, my music: Imagined nostalgia and the crisis of identity in a time of globalization. International Journal of Music Education. Vol. 35(1), p. 47-59, 2017.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NZEWI, Meki Emeka. Educação Musical sob a perspectiva da diversidade cultural e Globalização: posição da CIIMDA. Revista da ABEM. Londrina, vol.20, n. 28 p. 81-93, 2012. http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/105.

OMOLO-ONGATI, Rose A. Prospects and challenges of teaching and learning musics of the world’s cultures: an African perspective. Revista da ABEM, Porto Alegre, vol. 17, n. 21 p. 7-14, 2009. http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/231.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Há diversidade (s) em música: reflexões para uma educação musical intercultural. In: SILVA Helen Lopes da; ZILLE, José Antonio Baêta. (Org). Música e Educação, vol. 2. Barbacena, EdUEMG, p. 197-215, 2015.

______. Luis Ricardo Silva. Formação intercultural em música: perspectiva para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. Intermeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande (MS), vol. 23, nº. 45, p. 99-124, 2017a.

______. Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da Abem. Londrina, Vol. 25, nº. 39, p. 132-159, 2017b. http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726.

SANTIAGO, Renan; IVENICKI, Ana. Multiculturalismo na formação de professores de música: o caso de três instituições de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. Opus: revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, v. 22, n.1, p. 211-236, 2016. https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/348/356.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Educação e Realidade, v. 26, n. 1, p. 13-32, 2001. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/2157/373.

SOUSA, Renan Santiago. Música, Educação Musical e Multiculturalismo: uma análise da formação de professores (as) em três instituições de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. https://ppge.educacao.ufrj.br/ppge-dissertacoes-2017.html.

SOUZA, Cristiane Magda Nogueira. Educação Musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia. Revista da ABEM, Londrina, vol. 21, nº. 31, p. 51-62, 2013. http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/72.

SCHIMID, Eva Verena. Popular music in music education in Germany - historical, current and cross-cultural perspectives Revista da ABEM, Londrina, vol.23, nº. 34, p. 30-41, 2015. http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/531.

SIREK, Danielle. Our culture is who we are! “Rescuing” Grenadian identity through musicking and music education. International Journal of Music Education, vol. 36(1), p. 47-57, 2018.

WALLING, Catherine Bennett. Secondary choral directors’ multicultural teaching practices, attitudes and experiences in international schools. International Journal of Music Education, vol. 34(2), p. 196-207, 2016.

Publicado

2022-05-04 — Actualizado el 2021-12-28

Versiones

Cómo citar

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira; ROCHA, Inês de Almeida. Inter/multiculturalismo e diversidade musical: algumas narrativas acadêmicas: Algumas narrativas acadêmicas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–15, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2527. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2527. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS