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Inter/multiculturalismo e diversidade musical: algumas narrativas acadêmicas

Algumas narrativas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2527

Palavras-chave:

Educação Musical, Diversidade em música, Multiculturalismo, Interculturalidade

Resumo

O artigo apresenta uma análise da produção acadêmica a partir de perspectivas teóricas e conceituais inter/multiculturais publicadas em dois periódicos especializados - a Revista da ABEM e o International Journal of Music Education - na última década. O principal foco de análise foi à consideração desse quadro teórico/conceitual como mote de diálogo interdisciplinar para discutir questões relacionadas às formas como a diversidade musical se manifesta nos discursos da referida produção. O levantamento das produções compreende o período de 2009 a 2019[1] nos respectivos periódicos.  Os resultados desta análise mostram que a diversidade musical/cultural se materializa de diferentes maneiras, resultando em diferentes respostas ao tratamento das diferenças culturais. Nas considerações, o estudo destaca a importância de construção de debates e reflexões sobre uma concepção de diversidade musical para além da perspectiva da pluralidade. Nessa ótica, este estudo aponta a necessidade de se considerar as interações e tensões culturais como fenômenos inerentes às ressignificações de saberes e conhecimentos a partir de diferentes expressões culturais.

Palavras-chave: Educação Musical; Diversidade Musical; Inter/multiculturalismo.

 

[1] O período citado decorre do fato deste levantamento bibliográfico ser material constitutivo de um recorte de um dos capítulos de tese de doutorado defendida em 2019.

 

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Biografia do Autor

Inês de Almeida Rocha, Colégio Pedro II/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora titular do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

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Publicado

2022-05-04

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Como Citar

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira; ROCHA, Inês de Almeida. Inter/multiculturalismo e diversidade musical: algumas narrativas acadêmicas: Algumas narrativas acadêmicas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–15, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2527. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2527. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS